domingo, 14 de dezembro de 2014

Moçambique: Guebuza insta oficiais das FDS a defenderem a manutenção da independência




Nampula, 14 Nov (AIM) - O presidente moçambicano, Armando Guebuza, procedeu hoje, na sua qualidade de comandante em chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS), ao encerramento do sétimo curso de oficiais do exército moçambicano na Academia Militar Marechal Samora Machel, na cidade de Nampula, durante a qual destacou na importância da manutenção da independência, soberania e integridade territorial do país.

Segundo o estadista moçambicano, sem uma defesa eficaz do País, o próprio desenvolvimento sócio-económico ficam comprometidos.

Guebuza disse haver uma necessidade interdependente entre o desenvolvimento do exercito e o da economia, porque, segundo ele, só com uma economia forte se pode ter Forças Armadas com meios a altura da defesa do país, do mesmo modo que sem uma defesa eficaz o pais fica vulnerável tanto mais quando se está a descobrir múltiplos recursos naturais que, o mais provável, é causar a ambição e inveja de certas nações cujas economias sempre prosperaram com a exploração dos bens alheios.

Guebuza instou os cursantes a se empenharem ainda mais no estudo das artes militares, de modo a que sejam capazes de se aperceberem de todos os cenários que amiúde irão ocorrer e fazer a sua apreciação e poderem aperceber se deles, para tomarem medidas adequadas, e assim agirem de modo a conte-los ou então mudar o seu curso.

Antes da intervenção de Guebuza, discursaram vários outros membros do governo moçambicano e das FADM, destacando se o ministro da defesa, o comandante academia militar Marechal Samora Machel, a governadora de Nampula, entre outros.

Durante a cerimónia, procedeu ao patenteamento dos cursantes com a patente de alferes, para além da atribuição de prémios aos três cadetes que mais se destacaram durante o curso.


(AIM) GM/DT 

Sem comentários:

Mais lidas da semana