domingo, 14 de dezembro de 2014

Moçambique: BM diz que “pobreza é alta” na população que vive em áreas de conservação




Depois de assinar um acordo de financiamento com o Governo de Moçambique representado pelo ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, o director do Banco Mundial em Moçambique, Mark Lundell, afirmou que apesar de o país possuir uma rica biodiversidade, as taxas de pobreza na maioria da população que vive no interior e em redor das áreas de conservação são bastante altas.

O responsável refere, ainda, que os níveis de receitas e de investimentos relacionados com o turismo de conservação são também muito baixos.

Para ajudar a reverter esta e outras situações ligadas à pobreza, o Banco Mundial disponibilizou, ontem, ao Governo,  cerca de 150 milhões de dólares.

O valor destina-se a duas finalidades: Orçamento Geral do Estado (110 milhões de dólares), onde metade é concedido em forma de donativo. Trata-se da décima tranche que o Banco Mundial disponibiliza, no âmbito do contexto dos G19; outros 40 milhões de dólares deverão financiar um projecto do Governo denominado MozBio, que deverá ser implementado até 2018. Este projecto beneficia, ainda, de um financiamento de 6.3 milhões de dólares disponibilizados pelo Fundo Mundial para o Ambiente (GEF).

O País (mz)

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários:

Mais lidas da semana