domingo, 14 de dezembro de 2014

Portugal: LIBERAIS NUM PS QUE MUITO DEVE AO SOCIALISMO, SEM NOVIDADE




Também há liberais entre os economistas escolhidos por Costa

O semanário Sol dá conta dos 11 economistas escolhidos por António Costa para trabalhar no programa do PS, realçando que neste grupo há também quem tenha ideias mais liberais.

Conta o semanário Sol na sua edição online que há onze economistas escolhidos por António Costa com a missão de participar no que será o programa eleitoral a apresentar na primavera, a caminho das eleições legislativas.

Entre estas opções destaca-se o coordenador do grupo, Mário Centeno, um independente com as funções de diretor-adjunto do gabinete de estudos do Banco de Portugal e que até tem algumas perspetivas liberais, como a do contrato único, uma possível medida que alguns defendem que poderia favorecer trabalhadores precários, mas que retira direitos aos funcionários que já fazem parte dos quadros. 

O mesmo jornal realça ainda que Centeno fez parte de um estudo que desaconselhava o aumento do salário mínimo, devido aos receios de que tal aumento pudesse ter efeitos negativos na procura de emprego por trabalhadores menos qualificados.

Paulo Trigo Pereira, professor no ISEG, é outro dos nomes referidos, ele que em 2010, estava ainda o PS no poder, defendeu uma “consolidação das finanças públicas sobretudo pela despesa”, embora a sugestão fosse feita realçando que essa consolidação – leia-se, cortes – teria de ser “equilibrada e justa”. Realce-se que este economista mostrou-se mais tarde contra o corte nos subsídios tendo até feito parte do manifesto pela reestruturação da dívida.

Entre os economistas de Costa destaca-se ainda Francisca Guedes de Oliveira, professora da Universidade Católica que foi mandatária para a juventude de Jorge Sampaio e que admitia em 2013 que, “no limite”, se poderia mesmo ponderar a “saída do euro”, além de ex-governantes como Elisa Ferreira, João Nuno Mendes, Vieira da Silva e Rocha Andrade, destaca ainda o Sol.

Manuel Caldeira Cabral, ex-assessor Teixeira dos Santos, e João Leão, do ISCTE, que já integrou o gabinete de estudos de Vieira da Silva no Ministério da Economia, completam este ‘núcleo duro’ de economistas que vão trabalhar no programa de António Costa.

Notícias ao Minuto

António Costa: Ideia de que crise só sacrificou banqueiros é "fantasia"

O secretário-geral do PS, António Costa, afirmou hoje em Castelo de Paiva, distrito de Aveiro, que a ideia apresentada pelo primeiro-ministro de que a crise só sacrificou banqueiros "é uma história de fantasia".

O Governo "refugia-se na fantasia", criticou António Costa, referindo que a intervenção de Pedro Passos Coelho na Assembleia da República, na sexta-feira, apresenta "uma história bonita", mas que "não tem correspondência com a realidade do dia-a-dia dos portugueses e das portuguesas".

O primeiro-ministro apresentou uma "ideia de que a crise só tem sacrificado os grandes banqueiros", disse o líder socialista, contrapondo que, ao longo dos últimos três anos, o país perdeu 350 mil portugueses, "há mais 90 mil a sofrer de desemprego a longo prazo" e que o Rendimento Social de Inserção deixou de proteger 116 mil pessoas.

António Costa falava durante o jantar de Natal da Concelhia do PS de Castelo de Paiva, no salão dos Bombeiros Voluntários.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Leia mais em Notícias ao Minuto

*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana