quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Portugal: "Tempo de Avançar" foi a denominação escolhida pelo LIVRE para as legislativas




Embora tenha de ser ratificada na convenção de 31 de Janeiro e, posteriormente, em congresso das "papoilas"

O partido LIVRE e o movimento de cidadãos associado aprovaram a denominação "Tempo de Avançar" para a futura candidatura às eleições legislativas, embora tenha de ser ratificada na convenção de 31 de Janeiro e, posteriormente, em congresso das "papoilas".

"Esta designação foi a escolhida entre os promotores e irá perdurar até à convenção cidadã, na qual os subscritores, cerca de 2.700, também serão chamados a decidir. Depois, os membros e simpatizantes do LIVRE terão de votar em congresso, previsivelmente, entre Maio e Julho, a junção da denominação eleita", disse à Lusa fonte do partido.

O novo partido do antigo eurodeputado independente pelo BE Rui Tavares agregou associações como a Fórum Manifesto (Ana Drago e Daniel Oliveira), Renovação Comunista (Paulo Fidalgo) e vários independentes envolvidos no "Manifesto 3D" e no Congresso Democrático das Alternativas - como Boaventura Sousa Santos ou Pilar del Rio -, para uma candidatura aberta à "participação de todos", cuja lista de candidatos a deputados será elaborada através de eleições primárias.

O LIVRE vai ainda organizar uma conferência, na tarde de 21 Dezembro, no hotel Borges, em Lisboa, sobre o Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento entre a União Europeia e os Estados Unidos da América e um dos membros do seu grupo de contacto (órgão executivo), André Barata, vai estar presente na assembleia cidadã convocada pelo movimento "Juntos Podemos", este fim-de-semana, em Lisboa.

O evento, a realizar-se no Instituto Superior de Psicologia Aplicada e do qual a antiga deputada do BE Joana Amaral Dias é um dos rostos mais destacados, vai contar com a participação de dois membros do "Podemos" espanhol.

A activista Paula Gil, que esteve na organização do Movimento 12 de Março (2011), uma enorme manifestação sob o lema "Geração à Rasca", também está envolvida na organização e a historiadora Raquel Varela ou os jornalistas José António Cerejo e Nuno Ramos de Almeida são outras das presenças garantidas.

Em causa estará a criação de um novo partido político, sem excluir, por seu turno, a possível adesão à convenção cidadã do "LIVRE/Tempo de Avançar".

Lusa, em jornal i – foto Ricardo Castelo

Leia mais em jornal i

Sem comentários:

Mais lidas da semana