quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Portugal: RESPONSÁVEIS S.A.



Artur Pereira – jornal i, opinião

Esta é a hora e a oportunidade de os cidadãos encontrarem os meios e as formas de se organizarem e romperem com a actual correlação de forças...

Paira uma ameaça sobre Portugal, não é nova. Os portugueses conhecem-na, embora nem sempre identifiquem os propagadores da peçonha e a dimensão dos seus perigos e, no entanto, sem uma vigilância profiláctica e um combate decidido, os seus efeitos para a comunidade são devastadores.

Essa ameaça tem um nome: Bloco Central. Convém esclarecer que só por cínica conveniência política se pode confundir bloco central com centro político.

Nada de mais errado. Há que distinguir os interesses do centro do centro dos interesses. O primeiro corresponde a uma legítima ambição da classe média e de todos os que se encontram neste espaço socioeconómico de melhorar as suas condições de vida e defender os seus direitos. O segundo corresponde à relação adúltera entre PS e PSD, com o CDS pela mão, assinalada como Centrão.

E se nem sempre o bloco central político foi evidente nos acordos para a governação, já o Centrão dos interesses nunca mais nos abandonou e, ao longo destes anos, conseguiu sempre encontrar entre os protagonistas do PS, PSD e CDS, travestidos de gestores, banqueiros e peritos, os necessários entendimentos para o favorecimento de lóbis e enriquecimento pessoal. Tudo isto às custas do sofrimento dos portugueses e do empobrecimento de Portugal.

Os responsáveis têm nome e apelido. Pinto de sousa, mendes, vitorinos, cavacos, portas, marcelos, costas, citando por falta de espaço só alguns: são eles, uns por responsabilidade directa, outros por cumplicidade e cobardia, tendo vivido todos estes anos sob o Estado e do Estado, os responsáveis pelas políticas que nos levaram ao colapso social e financeiro, à degradação ética e de princípios e ao afastamento dos cidadãos da política.

Eles são os verdadeiros anti-sistema. Foram eles, com o nó da gravata bem feito, que destruíram o sistema por dentro, fragilizando as instituições que deviam defender os cidadãos da corrupção e abastardando a legalidade que diziam defender. Andavam a dinamitar o sistema por dentro.

Destruíram-no, ano após ano, pacientemente, em cada caso de corrupção, em cada familiar instalado, em cada tráfico de influências, em cada fortuna inexplicável, em cada pública incompetência, em cada lei por medida, em cada roubo público para benefício pessoal. Foram eles, os do arco da governação, com o seu exemplo e práticas, os destruidores do sistema.

Foram eles, que levaram a nação ao abismo, que agora nos dizem, com consternado cinismo, que governar é muito difícil.

Cheirando a hipótese de mudança, preparam-se já, ansiosos e gulosos, os do PS em abstinência, os do CDS em pânico e os do PSD por ingratidão esquecidos, para voltar aos bons velhos tempos. É uma curiosa mas irremediável contradição entre a actual direita neoliberal e uma direita que, prevendo o fim de um ciclo, opta por uma estratégia de somar para se perpetuar.

A campanha já está aí na imprensa que, por preguiça ou propensão, deixa óbvio que não existe outra saída que não seja a de um próximo governo de bloco central PS/PSD.

E mesmo a "deriva" esquerdista de Costa com o útil Tavares necessitou do imediato esclarecimento de que era apenas um suponha-se... Nós sabemos, o PS acabará por governar com a direita, como sempre fez - está-lhes na história e nos seus interesses.

Mas esta é também a hora e a oportunidade de os cidadãos encontrarem os meios e as formas de se organizarem e romperem com a actual correlação de forças, construindo maiorias que permitam outras alternativas de governação. Existem outros caminhos.

Os cidadãos não permitirão que transformem o que em Abril foi a primavera da esperança no inverno do nosso desespero.

Consultor de comunicação - Escreve às quintas-feiras

Sem comentários:

Mais lidas da semana