sábado, 7 de fevereiro de 2015

“PORTUGAL TEM DE SE PREPARAR PARA SAIR DO EURO” – João Oliveira




O líder parlamentar do PCP concede este sábado uma entrevista ao jornal Diário de Notícias. Na conversa mantida, João Oliveira defende que Portugal deve preparar-se para sair do euro, quer seja porque pode ser ‘posto fora’ ou porque pode querer sair. Além deste facto, num momento em que se debate o peso das dívidas públicas europeias, o comunista defende que “a dívida é um fardo insustentável”.

João Oliveira, em entrevista ao Diário de Notícias, refere-se este sábado ao problema da dívida pública, mas dedica parte da conversa mantida a aspetos ligados à moeda única.

Dizendo que há uma espécie de fantasma do medo com que os responsáveis políticos acenam à opinião pública, o comunista defende que “temos [Portugal] de nos preparar para sair do Euro”, até por é necessário “precavermos a possibilidade de serem outros a tomar a decisão por nós”, ficando aí o país com pouca margem para escolher calendário e condições da saída.

Sobre a moeda única, defende Oliveira que, “o euro limita e condiciona o nosso futuro, tal como está na origem de muitos problemas que já hoje temos” e fala depois num “espartilho, um condicionamento ao nosso futuro e ao nosso desenvolvimento”, mas isso não quer dizer que o seu partido defenda propor “aos portugueses: ‘Amanhã vamos sair do euro’”, explica.

Noutro ponto, a dívida pública, defende o líder parlamentar do PCP que esta é “um fardo insustentável”, mas exclui a possibilidade de o país não vir a honrar os seus compromissos. “Portugal tem de dizer que paga, mas na medida em que isso não sacrifique a nossa economia e o nosso futuro”, conclui. 

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana