sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

PRESIDENTE DE TIMOR-LESTE CONVOCA CONSELHO DE ESTADO PARA SEGUNDA-FEIRA




Díli, 06 fev (Lusa) -- O Presidente da República timorense, Taur Matan Ruak, anunciou hoje ter convocado o Conselho de Estado para uma reunião na segunda-feira, depois de ter recebido, na quinta-feira, a carta de demissão de Xanana Gusmão, informou a presidência.

"Sua excelência o Presidente da República recebeu ontem, dia 05 de fevereiro, ao final do dia, a carta de demissão de sua excelência o primeiro-ministro, Xanana Gusmão", refere o comunicado de três parágrafos.

"O chefe de Estado deu por isso início ao processo constitucional de consulta", refere ainda.

Além da convocatória para a reunião de Conselho de Estado, "para o exercício das suas competências constitucionais", o Presidente da República vai ouvir novamente os partidos com representação parlamentar.

O comunicado não refere quando se espera que esteja concluído este processo.

Na carta enviada pelo primeiro-ministro demissionário timorense a que a Lusa teve acesso, Xanana Gusmão explicou que a sua demissão se prende com o "entendimento comum" da necessidade de "uma reestruturação profunda, que permita assegurar, nestes dois anos e meio que restam ao Governo, uma maior dinâmica em termos de eficiência".

ASP // FV

Sem comentários:

Mais lidas da semana