sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Segurança e infraestruturas devem ser prioridades do novo Governo timorense - Académico




Díli, 06 fev (Lusa) -- Um académico de Timor-Leste defende que resolver os problemas de segurança, combater a fome e a pobreza que persistem, melhorar as infraestruturas de transporte e alterar a política económica devem ser as prioridades do novo Governo.

"Há muito trabalho que precisa de ser feito imediatamente após o novo Governo assumir funções", escreveu numa análise Josh Trindade, que é assessor de Investigação e Análise no Palácio Presidencial em Díli.

O artigo - que o autor explica reflete apenas a sua visão pessoal - foi distribuído na semana em que Xanana Gusmão se demitiu do cargo de primeiro-ministro no que marca uma ampla reestruturação do executivo.

Entre os argumentos que justificam a reestruturação, Trindade destaca a redução da dimensão do Governo - "55 membros do Governo é demasiado para uma população de 1,2 milhões" - e a necessidade de garantir melhor coordenação.

Evitando referências à composição do Governo em si, Trindade analisa no texto "o que deve ser novo em termos de programas de governo", quando o novo Executivo assumir funções, com destaque para a questão da segurança.

"A segurança é, sem dúvida, a questão mais importante que deve ser abordada pelo novo governo. A paz e a estabilidade nesta nação frágil são uma prioridade, pois sem elas não há programa de desenvolvimento que possa avançar", escreve.

Entre os principais problemas de segurança "que exigem solução imediata" contam-se a situação do ex-comandante da resistência, Mouk Moruk, os problemas com os grupos de artes marciais relacionados com a juventude, e em termos gerais, "o fortalecimento do trabalho das forças armadas, polícia e do setor da justiça".

Combater a fome e a pobreza - "causas comuns de agitação social" e "uma ameaça direta para a paz e estabilidade" - deve ser a prioridade do Governo em Timor-Leste, "um dos países onde a população ainda sofre muito de fome e desnutrição".

O Executivo deve apostar no fortalecimento das infraestruturas, especialmente as redes de transporte e melhorar a qualidade de saúde e educação.

No texto alerta ainda para o perigo de que "o pagamento aos veteranos pode secar Fundo Petrolífero de Timor-Leste", procurando uma solução "mais sustentável".

Em termos da economia, Josh Trindade considera que "um dos desafios que o país está desesperadamente a tentar resolver é o desemprego dos jovens", num país onde o Estado é o principal empregador e onde é necessário consolidar a económica não-petrolífera em áreas como o turismo e a torrefação de café.

Capacitar Governos locais, adotar melhores práticas em termos de governação local, novas ideias e estratégias para implementar o programa de desenvolvimento - "e assim ganhar a confiança" da população - e resolver o problema das fronteiras marítimas com a Austrália são outras das prioridades, escreve.

ASP// FV

Sem comentários:

Mais lidas da semana