sábado, 4 de abril de 2015

Governo da Guiné Equatorial e ExxonMobil assinam acordo para exploração de petróleo




O Governo da Guiné Equatorial anunciou hoje a ratificação de um acordo com a petrolífera ExxonMobil para a exploração de petróleo na ilha de Bioko, na zona norte do país, perto da fronteira com a Nigéria.

O bloco EG-06 está localizado ao largo da ilha de Bioko, imediatamente a norte do Bloco R, operado pela Phir Energy, e é adjacente à fronteira internacional com a Nigéria, explica-se no comunicado de imprensa, que dá conta de que a gigante petrolífera norte-americana já produziu mil milhões de barris desde que começou a operar no país, em 1995.

Este acordo, assinado a 16 de janeiro deste ano, mas só agora tornado público, prevê que a ExxonMobil tenha uma participação de 71,25%, a GEPetrol 23,75% e os remanescentes 5% serão do próprio Governo da Guiné Equatorial.

"A ratificação deste acordo significa o início de uma nova aventura entre velhos conhecidos e é expectável que seja tão bem sucedida como a primeira", comentou o ministro das Minas, Indústria e Energia, Gabriel Mbaga Obiang Lima.

O ministro acrescentou que "o acordo com um gigante petrolífero como a ExxomMobil é um grande voto de confiança na Guiné Equatorial, mesmo num clima de preços baixos, o que é uma prova acrescida de que a costa da Guiné Equatorial continua a ser uma jurisdição apelativa para a exploração de hidrocarbonetos".

A produção de petróleo na Guiné Equatorial vai baixar este ano cerca de 8%, para 234 mil barris por dia, devendo continuar a cair até ao final desta década, prevê a Economist Intelligence Unit (EIU) num relatório divulgado pela Lusa em fevereiro.

De acordo com o 'Country Report', uma análise do país, enviada no final de janeiro aos investidores, "não há novos blocos a entrar em produção no curto prazo e, apesar dos esforços para explorar ao máximo os poços mais antigos e do desempenho robusto dos blocos mais recentes, a produção deverá cair para 234 mil barris por dia em 2015, descendo dos 254 mil estimados em 2014".

O relatório acrescenta que "a produção deverá continuar a cair durante o período da análise [até ao final da década] à medida que a produtividade dos blocos mais antigos vai decaindo, anulando as melhorias dos mais pequenos e recentes blocos".

A Guiné Equatorial é o mais novo membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, uma entrada que foi fortemente contestada por ativistas de direitos humanos e estruturas da sociedade civil, que acusam o regime de Obiang de ter uma ditadura repressora no país.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana