sábado, 4 de abril de 2015

FESTA DA PAZ. ANGOLA COMEMORA HOJE 13 ANOS DE PAZ



Samuel António, em Luena, Adelaide Mualimus, em Ondjiva, Justino Vitoriano em Huambo, Francisco Curihingan em Malanje e Arão Martins em Lubango - Jornal de Angola - 4 de Abril, 2015

Angola comemora hoje 13 anos de paz efectiva. O acto central tem lugar no Moxico e conta com a presença do Vice-Presidente da República, Manuel Vicente.

O Vice-Presidente da República, Manuel Vicente,  é aguardado hoje no Luena, capital da província do Moxico, no âmbito  das comemorações do 13º aniversário da conquista da Paz.De acordo com o programa oficial da visita, Manuel Vicente desembarca no Aeroporto Comandante Dangereux logo pela manhã, devendo desenvolver a seguir actividades de carácter político e social.

Antes de participar no culto ecuménico, que vai ter lugar no Pavilhão Gimnodesportivo 27 de Março, o Vice-Presidente da República vai depositar uma coroa de flores  no Monumento da Paz  e proceder  à  inauguração da Escola de Formação Profissional Básica  213,  uma obra de engenharia erguida no centro da cidade do Luena.

Consta ainda na agenda de Manuel Vicente a inauguração de 20 casas para professores universitários  e a escola do  segundo ciclo do ensino secundário 11 de Novembro, localizada no extremo Oeste da cidade do Luena, capital do Moxico.

O programa incluiu ainda oferta de bens às autoridades tradicionais, antigos combatentes e vetereanos de guerra e  mulheres camponesas. 

A província do Moxico foi palco do último acto de guerra em Angola, quando forças das FAA encurralaram o criminoso de guerra Jonas Savimbi nas matas do Lucusse, a 22 de Fevereiro de 2002. Ao recusar integrar o regime democrático e render-se, acabou por morrer em combate.

A sua opção tem a ver com a decisão da ONU em declará-lo criminoso de guerra, depois de impor sanções aos dirigentes da UNITA. O seu destino era ser julgado no Tribunal Penal Internacional e a pena para o seu crime podia ir à prisão perpétua.

Cunene

Na província do Cunene, as jornadas incluem actividades de carácter social, cultural e desportivo. O vice-governador, José do Nascimento Veyelengue , anunciou a inauguração de uma residência para os médicos, o campo dos Castilhos, um centro de formação feminino, um jango comunitário e a administração comunal de Ondjiva, além de escolas, sistemas de abastecimento de água, entrega de casas a antigos combatentes e veteranos da pátria no município de Ombadja. 

José Veyelengue disse que, em 13 anos, o país consolidou a estabilidade política, social e económica, e as políticas do  Executivo liderado pelo Presidente da Republica estão dirigidas para o  desenvolvimento e o bem-estar da população.

As jornadas, no Huambo, foram abertas pelo vice-governador para área Técnica e Infra-Estruturas, Calunga Quissanga, que anunciou a inauguração de várias estruturas sociais que vão melhorar as condições de vida da população.

Entre as inaugurações, estão centros médicos no município sede, 16 escolas nos bairros periféricos, a nova administração municipal da Chicala Cholohanga, sistemas de abastecimento de água, além dos centros de saúde de Ecunha, Ucuma, Longonjo e Cachiungo. 

“Estas novas estruturas também vão proporcionar um crescimento económico nos municípios”, afirmou o vice-governador, que pediu aos cidadãos para participarem com civismo em todas as actividades alusivas ao 4 de Abril. 

Em Malanje, nos municípios de Cacuso, Quela, Cangandala, Cunda dia Base e Marimba, estão previstas inaugurações de empreendimentos sociais, nomeadamente residências para técnicos locais, sistemas de abastecimento de água potável, pavilhão de artes e ofícios e armazém comunitário. 

Os moradores dos sectores do Lau e Quimbamba ganham sistemas de abastecimento de água potável no quadro das celebrações do 4 de Abril. 

No município de Marimba, é inaugurada uma casa para técnicos de saúde e em Maxinde é aberto ao público mais um hospital.  O governador provincial em exercício, Gabriel Pontes, que orienta as cerimónias, procede, igualmente, o corte da fita da delegação provincial do Ministério das Finanças de Malanje, além do Njinga Hotel. O programa encerra com um culto ecuménico, para além de manifestações desportivas. 

Cuando Cubango

O início das actividades alusivas ao 4 de Abril, no Cuando Cubango, foram marcadas com uma palestra em que participaram efectivos da 5ª Divisão da Infantaria das Forças Armadas Angolanas. O vice-governador Pedro Camelo destacou o 4 de Abril como uma das maiores conquistas dos angolanos após a Independência Nacional. 

Pedro Camelo recordou que a paz foi alcançada sem imposição de forças externas e resultou, sobretudo, da vontade dos angolanos, que entenderam que havia a necessidade de cessação das hostilidades e encetar o processo de conclusão das tarefas remanescentes do Acordo de Lusaka. 

 “A paz conseguida no Luena corresponde aos interesses mais legítimos do povo angolano e está a ser consolidado dia-a-dia pelos angolanos, através de acções e atitudes práticas. É dever de todos contribuir para que este processo seja irreversível”, concluiu o vice-governador do Cuando Cubango.

Huíla

Na província da Huíla, as actividades do 4 de Abril, foram abertas pelo vice-governador provincial para o sector Económico da Huíla, Sérgio Cunha Velho, que pediu à população que evite atitudes negativas e cultive a tolerância. 

Sérgio da Cunha Velho disse que numa altura em que se comemora em simultâneo a Semana Santa, que o momento sirva também de reflexão e de tomada de decisões sérias, que nos levam á mudança de comportamentos e atitudes negativas.

O vice-governador afirmou que os efeitos da paz conquistada há 13 anos tem reflexos positivos na qualidade de vida da população dos municípios da Huíla. Como exemplo de ganhos, apontou as pontes construídas, a reposição do asfalto e a reabilitação de estradas primárias e secundárias na província.  São ganhos que permitiram acelerar para melhor a qualidade de vida da população.

Convivência salutar

O governador da Lunda Norte abriu as jornadas com uma palestra sobre a “ Paz e Reconciliação Nacional”. Ernesto Muangala afirmou que um dos ganhos reside no facto de haver actualmente uma convivência salutar entre os diferentes partidos políticos, o contribui para o fortalecimento da democracia. 

“Todas as organizações partidárias conseguiram aperfeiçoar a cultura democrática e reforçar a sua maturidade política, por via da discussão e apresentação de ideias voltadas na defesa dos interesses da população”, afirmou o governador provincial Ernesto Muangala, acrescentando que Angola se afigura, a nível internacional, como um modelo para muitas nações na convivência harmoniosa entre os todos os partidos políticos em Angola.

Sem comentários:

Mais lidas da semana