sábado, 4 de abril de 2015

EUA preocupados com detenções de líderes da oposição na Guiné Equatorial




Os Estados Unidos mostraram-se hoje preocupados com as notícias sobre as detenções de opositores políticos aos dirigentes da Guiné Equatorial, apelando às autoridades para permitirem a livre circulação de pessoas e atividades políticas pacíficas.

"Os Estados Unidos estão profundamente preocupados com os relatos de detenções e restrições de movimentos de alguns cidadãos equato-guineenses por razões políticas", lê-se num comunicado divulgado pela Casa Branca.

De acordo com o documento, um dos líderes do partido da oposição Força Democrática Republicana (FDR), Guillermo Nguema Ela, foi detido no dia 17 de março, levado para a sua terra natal e obrigado a não sair da aldeia indefinidamente.

Outro político da FDR, Luis Nzo Ondo, foi preso dois dias depois ao denunciar o caso, tendo sido também transferido para uma aldeia perto de Mongomo, na parte continental da Guiné Equatorial.

De acordo com os EUA, nenhum está acusado de qualquer crime.

O comunicado termina com os Estados Unidos a exortarem o Governo da Guiné Equatorial a libertar os dois detidos, lembrando que o artigo 13º da constituição local garante a liberdade de expressão, associação e circulação, e a mostrarem-se igualmente preocupados com os relatos não confirmados de que terá havido dificuldades por parte do partido Convergência para a Social Democracia em registar-se e participar livremente em atividdes políticas pacíficas.

Lusa, em RTP

Sem comentários:

Mais lidas da semana