segunda-feira, 25 de maio de 2015

Angola. MPLA AMEAÇA SUSPENDER DEBATES MENSAIS NO PARLAMENTO




Ameaça surge depois de os partidos da oposição terem boicotado o último debate por a imprensa ter ser impedida de acompanhar as discussões.

Voz da América

O partido no poder em Angola, MPLA, ameaçou suspender os debates parlamentares mensais depois da oposição ter boicotado um debate sobre o salário mínimo na passada sexta-feira.

O debate havia sido pedido pela Casa-CE, mas foi boicotado pelos partidos da oposição que abandonaram a sala depois de a imprensa ter sido impedida de assistir ao mesmo.

A  oposição, que classificou a decisão do Parlamento de censura, adverte ainda  o partido governamental para as consequências que  podem  resultar da decisão de suspender esses debates.

O chefe-adjunto da bancada parlamentar da Unita Adalberto da Costa Júnior disse nesta segunda-feira, 25, à VOA que a supressão  dos debates ou a revisão do seu formato é contra os interesses dos angolanos.

Costa Júnior afirmou ainda a decisão de proibir o registo dos debates por parte dos jornalistas  foi tomada por causa da sensibilidade do tema proposto.    

O protesto da oposição  foi descrito  como sendo “radical” pelo chefe da bancada parlamentar do MPLA Virgílio de Fontes Pereira que admitiu a possibilidade de os debates virem a ser eliminados, supostamente porque as exigências feitas são contra o regulamento do Parlamento.

O deputado da Casa-CE Alexandre Sebastião declarou também  que  o aviso de Virgílio de Fontes Pereira revela que existem verdades que  o MPLA não quer que se oiçam.

Sebastião avisou que a suspensão dos debates será mais um passo para a ditadura.

Os dois deputados disseram que  a oposição  não abandonou  a  sessão,  mas apenas  rejeitou participar nos debates   face  ao que   descreveram  de “censura imposta aos jornalistas” pela mesa da Assembleia Nacional.

Sem comentários:

Mais lidas da semana