segunda-feira, 25 de maio de 2015

Angola. PRESOS POLÍTICOS SERÃO REPRESENTADOS POR ASSOCIAÇÃO




Iniciativa de Filomeno Vieira Lopes pretende chamar à atenção para o caso da prisão de Mavungo em Cabinda.

O activista Filomeno Vieira Lopes anunciou a criação de uma Associação dos Presos Políticos de Angola. A iniciativa pretende chamar à atenção para o caso de Cabinda, onde José Marcos Mavungo está há vários meses detido.

Para Filomeno Vieira Lopes, porta-voz da associação, tratou-se de uma detenção “arbitrária e sem mandato de captura”, pelo que Mavungo insere-se na categoria de preso político. A organização deu início aos trabalhos com o envio de abaixo-assinado a todos os partidos políticos, incluindo o MPLA.

“Começamos com um abaixo assinado dirigido aos grupos políticos, incluindo o MPLA que não respondeu. Mas todos os outros, como a CASA-CE, Bloco Democrático, a Unita subscreveram-no”, disse Filemeno Vieira Lopes, citado peloVoz da América.

O abaixo-assinado reuniu também o consenso de organizações da sociedade civil e académicos, como o professor Alves da Rocha. A Associação enviou ainda um grupo de representantes ao enclave de Cabinda, onde estiveram reunidos com José Mavungo, com o procurador-geral da província e ainda com familiares do detido.

Detido a 14 de Março deste ano, dia em que estava convocada uma manifestação contra a má governação de Cabinda e a violação dos direitos humanos na província, José Marcos Mavungo é o único activista que continua detido.

Rede Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana