segunda-feira, 11 de maio de 2015

Cerca de 2.000 migrantes socorridos perto das costas da Indonésia e da Malásia




Langkawi, Malásia, 11 mai (Lusa) -- Cerca de 2.000 migrantes, entre os quais numerosos 'rohingyas', minoria muçulmana considerada como perseguida pela ONU, foram socorridos perto das costas da Indonésia e da Malásia, após terem sido presumivelmente abandonados pelos seus traficantes.

Quatro embarcações com cerca de 1.400 pessoas a bordo chegaram hoje às costas da Malásia e da Indonésia, um dia depois da chegada à Indonésia de um primeiro grupo de 600 pessoas e as autoridades dos dois países temem um novo afluxo nos próximos dias. Entre os migrantes encontram-se pelo menos 92 crianças.

Estes migrantes parecem ter sido vítimas involuntárias da nova política da Tailândia, o seu ponto de passagem habitual, que decidiu reprimir o tráfico de clandestinos após a descoberta na selva de valas comuns com os restos mortais de vários deles.

Todos os anos dezenas de milhares de candidatos ao exílio passam pelo sul da Tailândia, para a Malásia e além dela, para fugir à pobreza no Bangladesh ou à violência no caso dos 'rohingyas' da Birmânia.

A Birmânia, de maioria budista, considera os cerca de 1,3 milhões de 'rohingyas' como imigrantes ilegais do Bangladesh e dezenas de milhares de pessoas desta etnia fugiram do país desde a violência interétnica mortífera de 2012.

PAL // PJA

Sem comentários:

Mais lidas da semana