segunda-feira, 11 de maio de 2015

Papua Nova Guiné está a "rever" pena de morte depois de casos na Indonésia




Sydney, Austrália, 11 mai (Lusa) - O primeiro-ministro da Papua Nova Guiné, Peter O'Neill, disse que a pena de morte está "em revisão" no país, após a onda de indignação global resultante da execução de estrangeiros por tráfico de droga na Indonésia.

A Papua Nova Guiné retomou a pena capital há dois anos como medida para reduzir o acentuado aumento do crime, que culminou no caso de uma jovem de 20 anos, acusada de feitiçaria, que foi queimada viva por uma multidão.

Apesar de a lei permitir a execução por injeção letal, forca e fuzilamento, nenhum condenado à morte foi executado devido à falta de infraestruturas apropriadas.

"Como já disse publicamente, [a pena de morte] está em revisão", disse O'Neill, em comentários publicados hoje pelo Post-Courier, depois de ser questionado sobre se o Governo considerava rever a sua posição após as polémicas execuções na Indonésia.

"As nossas agências governamentais estão a rever todos os aspetos da pena de morte no nosso país e vamos debater o tema no parlamento quando o parlamento retomar", afirmou.

Os comentários do primeiro-ministro surgem na véspera de uma visita de dois dias do Presidente indonésio Joko Widodo.

Jacarta mandou executar dois australianos, um brasileiro e quatro nigerianos, juntamente com um indonésio, por crimes de droga, apesar dos apelos internacionais para que as suas vidas fossem poupadas.

ISG // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana