segunda-feira, 11 de maio de 2015

Governo promove "agenda reformista" e adesão ao "Portugal Sou Eu" em Macau




Macau, China, 11 mai (Lusa) - O secretário de Estado da Economia, Leonardo Mathias, promoveu hoje a "agenda reformista" portuguesa e sugeriu a adesão ao programa "Portugal Sou Eu" num encontro que manteve com o secretário para a Economia e Finanças de Macau, Lionel Leong.

Numa conferência de imprensa no consulado-geral de Portugal, Leonardo Mathias explicou que o "aspeto central" do seu encontro com Lionel Leong foi "dar a conhecer a agenda reformista deste Governo e as alterações que daí vieram", como o "impacto no crescimento do PIB [Produto Interno Bruto]".

O saldo foi positivo, com o secretário de Estado Adjunto e da Economia a garantir que o dirigente de Macau disse "claramente que está disposto a promover empresas portuguesas, a identificar a agenda reformista do Governo [português] junto de investidores da China, a disponibilizar os vários meios e mecanismos à sua disposição para subir o perfil da economia portuguesa".

Apesar de não ter sido firmado qualquer acordo durante esta visita, Leonardo Mathias considerou que a disponibilidade de Lionel Leong é, "em termos práticos, extremamente relevante".

Uma forma, em concreto, de "aumentar o perfil dos produtos portugueses" seria transportar para Macau o programa "Portugal Sou Eu", de certificação de produtos "de valor acrescentado", uma ideia que o secretário de Estado transmitiu ao representante da Região Administrativa Especial de Macau, e que discutiu com o cônsul-geral, Vítor Sereno.

"Estamos a pensar que Macau podia ser pioneiro na adesão a este programa", que inclui 3.000 produtos qualificados e 1.300 empresas aderentes.

"Lancei o desafio ao cônsul-geral e vamos explorar, ver quais são os melhores mecanismos, mas acho que o dinamismo e a proatividade da equipa do consulado-geral podem traduzir essa ambição", afirmou.

"Achámos os dois uma ideia muito interessante, com capacidade de aplicabilidade aqui, (...) seria uma forma de subir o perfil, identificar novas ideias, novos produtos, novos serviços de empresas portuguesas", acrescentou.

Lançado em dezembro de 2012, o "Portugal Sou Eu" é um programa de 'marketing' coletivo do Governo português destinado a melhorar a competitividade das empresas portuguesas e a contribuir para o crescimento económico do país.

O secretário de Estado reforçou a sua vontade de ver aumentar as exportações de Portugal para Macau e não se mostrou preocupado com o atual abrandamento da economia local: "[Queremos] dar espaço e enquadramento institucional e político para que os empresários possam desenvolver a sua atividade. Isso são planos de médio e longo prazo, ninguém que queira ter um plano de desenvolvimento, de investimento, pensa em fazer um plano a um ano".

ISG (PD)// CSJ

Sem comentários:

Mais lidas da semana