terça-feira, 19 de maio de 2015

Governo da Guiné Equatorial pede aprovação de leis sobre processo democrático




O Governo da Guiné Equatorial solicitou à câmara dos deputados a aprovação dos projetos de lei que regulamentam o processo político democrático, nomeadamente o financiamento dos partidos, acordados pela mesa de diálogo entre o executivo e os partidos.

O departamento de comunicação do Governo divulgou hoje na sua página na internet que o primeiro-ministro, Vicente Ehate Tomí - encarregado da coordenação administrativa e que apresentou o pacote de leis -, informou que os projetos de lei receberam a aprovação do Governo no Conselho de Ministros realizado na sexta-feira.

Os projetos de lei tratam do financiamento dos partidos, da regulamentação das eleições para a Câmara dos Deputados, para o Senado, das eleições municipais, dos referendos e das eleições presidenciais.

Os projetos dizem também respeito à liberdade de reunião, manifestação e associação.

O primeiro-ministro pediu "um forte apoio" de todos os grupos do parlamento, tendo em conta que as emendas dos partidos de oposição foram debatidas, aprovadas por consenso e incorporadas nos projetos de lei.

Quanto ao projeto de lei de financiamento dos partidos, prevê-se um sistema misto, que implica a participação dos afiliados, as transações de bens do partido, a doação e empréstimos bancários.

A Guiné Equatorial, que desde 2014 faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), é governada há mais de 30 anos pelo Presidente Teodoro Obiang e as organizações não-governamentais denunciam o desrespeito pelos direitos humanos no país.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana