quarta-feira, 3 de junho de 2015

ANGOLA E GUINÉ-BISSAU ABERTOS A COMPROMISSOS



Adelina Inácio – Jornal de Angola

O Presidente da Assembleia Nacional manifestou, ontem, abertura para uma “cooperação estruturada” no plano político e da administração parlamentar, através da troca de experiências com o Parlamento da Guiné-Bissau.

Fernando da Piedade Dias dos Santos recebeu o Presidente da Assembleia Popular da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, a quem reiterou o desejo de renovar o diálogo, para  permitir aos dois países abordagens  inovadoras e lançar as bases para um intercâmbio permanente. 

O líder parlamentar angolano afirmou que a visita do seu homólogo guineense marca um momento importante nas relações históricas entre os dois países e que as últimas  eleições gerais abrem, para a Guiné-Bissau, um novo caminho rumo à consolidação da paz e desenvolvimento dos guineenses. 

Angola, disse o líder parlamentar angolano, nunca ficou alheio à situação política, económica e social da Guiné-Bissau e sempre manifestou a sua solidariedade na conquista da paz e da estabilidade, porque “conhece bem as consequências de um conflito, por isso valoriza e promove a paz”.

Com a conquista da estabilidade no país, acrescentou, as instituições da Guiné-Bissau têm agora responsabilidades de manter a harmonia, paz, tranquilidade, unidade  e criar as condições para que seja sustentada num processo de reconciliação nacional. 

Um dos assuntos abordados no encontro tem a ver com o secretariado permanente da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de língua Portuguesa (CPLP), cuja sede está em Luanda. Fernando da Piedade Dias dos Santos lembrou que, ao Parlamento angolano, ao assumir a presidência do órgão, foram colocados um conjunto de desafios, entre eles o da aprovação do estatuto e reconhecimento da Assembleia Parlamentar.

Neste domínio, adiantou, Angola tem já criadas as condições mínimas para o funcionamento da Assembleia Parlamentar da CPLP. “Este contributo do Parlamento angolano é um sinal da disposição de Angola em cooperar com os demais parlamentos nacionais”, disse.

Ajustar a cooperação

O Presidente da Assembleia Popular da Guiné-Bissau entende que a cooperação com Angola deve ser ajustada por um conjunto de princípios e valores, que devem conduzir as relações bilaterais. Cipriano Cassamá defende reciprocidade e solidariedade como base para corresponder às expectativas dos dois Parlamentos. 

O líder parlamentar guineense lembrou que o seu país está a sair de uma crise que criou graves dificuldades, afectou o funcionamento normal das instituições e infligiu um rude golpe no processo de construção democrática.
 
A Guiné-Bissau, disse Cipriano Cassamá, pretende consolidar a democracia e a estabilidade política com ajuda dos parceiros estratégicos para o desenvolvimento, com destaque para Angola. “Sendo a Assembleia Nacional de Angola a abrir as portas para o relançamento da cooperação entre os dois países, a diplomacia parlamentar deve estar à frente do relacionamento entre os povos”, disse, para defender o reforço da capacidade institucional dos parlamentos na área da formação dos deputados e técnicos de apoio à acção parlamentar.

Assinatura de protocolo

O Presidente da Assembleia Popular da Guiné-Bissau convidou Fernando da Piedade Dias dos Santos a visitar o seu país em Outubro deste ano, para assinatura do protocolo de cooperação entre os dois Parlamentos. 

Cipriano Cassamá ressaltou que, através da cooperação parlamentar, Angola e a Guiné-Bissau podem concertar posições em organismos internacionais, trabalhar para o funcionamento efectivo dos grupos de amizade e fomentar a diplomacia parlamentar, além da troca de experiências.

Foto Santos Pedro

Sem comentários:

Mais lidas da semana