quarta-feira, 3 de junho de 2015

Angola. MISSÃO DE SINGAPURA INVESTE NA AGRICULTURA



Natacha Roberto – Jornal de Angola

Singapura pretende estabelecer com Angola uma parceria estratégica para expandir os seus investimentos em África, com a assinatura de um memorando de entendimento no sector do Comércio, manifestou ontem, em Luanda, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros daquele  país asiático, Masagos Zulkifli.

O ministro, que falava durante o fórum empresarial entre os dois países, disse que é também intenção dos homens de negócios de Singapura fazerem investimentos nos sectores da indústria, agricultura, petróleo e gás, área de serviços e tecnologias de informação e comunicação. 

Masagos Zulkifli informou que as parcerias comerciais entre os dois países atingiram um volume de 1,12 mil milhões de dólares em 2014. “O crescimento da nossa parceria comercial entre 2013 e 2014 cresceu dois por cento e esperamos que até 2020 atinja um trilião de dólares”, referiu. 

Apesar da queda do preço do petróleo e a distância que separa os dois países, Masagos Zulkifli afirmou que os governos de Singapura e de Angola vão continuar a trabalhar para intensificar a parceria empresarial.

O presidente do conselho de administração da Associação Industrial de Angola (AIA), José Severino, informou que o Produto Interno Bruto (PIB) de Singapura é de 180 mil milhões de dólares e as suas transacções com o estrangeiro chegam aos 500 mil milhões de dólares. É uma grande potência económica com quem interessa estabelecer parcerias, disse José Severino.

O presidente da AIA acredita que as parcerias com Singapura são importantes para aumentar a eficiência agrícola, matérias-primas de origem naval e em projectos das áreas de siderurgia e operações portuárias. “Esperamos que com a diplomacia económica e iniciativa empresarial, bem como com o apoio financeiro de Singapura, os dois países se tornem potências a nível dos seus continentes”, acentuou.

José Severino salientou que Singapura pode ajudar ainda o mercado angolano a transformar as suas matérias-primas, apoiar na exportação de gás natural e servir de ponte para Angola entrar no mercado asiático.

O responsável da AIA lembrou que Singapura detém um porto competitivo e uma relação privilegiada com o Japão e os Estados Unidos na área comercial.

Investimento privado

A presidente do conselho de administração da Agência Nacional de Investimento (ANIP), Maria Luísa Abrantes, considera importante Angola seguir o exemplo de Singapura na transformação de leguminosas e a refinação do óleo de palma. 

Maria Luísa Abrantes, que apresentou a Lei de Base sobre o Investimento Privado em Angola aos empresários de Singapura, assegurou que o mercado angolano ainda precisa de negócios no sector das infra-estruturas e na agro-indústria. “Singapura é até ao momento o país que mais importou produtos de Angola, a seguir a Portugal e China”, indicou.

O representante da delegação empresarial de Singapura, Benjamin Dupal, disse que Angola é considerado um país proeminente pelos investidores asiáticos e são várias as empresas interessadas em manter contactos e estabelecer parcerias com empresários angolanos. Benjamin Dupal assegurou que a Federação Comercial de Singapura vai continuar a promover políticas de aproximação entre empresários dos dois países, com vista à criação de projectos de cooperação para impulsionar a economia nos dois mercados. “Esta é uma grande oportunidade para aumentarmos as nossas importações de petróleo e gás em Angola e conseguir traçar um novo plano de parceria comercial entre o continente africano e asiático”, declarou. 

A missão empresarial, composta por representantes de 12 grandes empresas de Singapura, tem na agenda vários encontros institucionais e empresariais em Luanda. Ontem, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Singapura, Masagos Zulkifli, teve encontros separados com os ministros da Economia e do Comércio, Abraão Gourgel e Rosa Pacavira.

Foto Mota Ambrósio

Sem comentários:

Mais lidas da semana