quarta-feira, 3 de junho de 2015

Moçambique. “AFASTÁMO-NOS DOS OBJETIVOS”, diz histórico da Frelimo




O ex-dirigente histórico da Frelimo e antigo governante Óscar Monteiro considera que a forma como o capitalismo se desenvolveu em Moçambique conduziu a uma desumanização da sociedade e ao afastamento dos objetivos do seu partido.

"Estamos a dar-nos conta de como nos afastámos dos nossos objetivos", declarou em entrevista à Lusa Óscar Monteiro, dirigente do partido na luta de libertação e depois da independência e Moçambique, em 1975, e que depois desempenhou vários cargos como ministro, na Presidência, Informação, Administração Estatal e Interior.

"Cada vez mais estamos a sentir que há alguma coisa que não funcionou", avalia Óscar Monteiro, referindo que "há um fator de humanização do capitalismo que desapareceu e que levou à contração da riqueza".

Este não é um problema só de Moçambique, "é de todo o mundo", enfatizou o jurista, abordando a forma como Moçambique evoluiu de um "socialismo na sua forma mais pura" para o capitalismo, "com menos entusiasmo, muita pressa e sem se pensar em todas as consequências".

"Historicamente, o que eram os padres e as freiras senão uma forma de contribuir para o bem comum?", questiona Óscar Monteiro, acrescentando que "houve um desenvolvimento enviesado do capitalismo, sem mecanismos corretivos" e que "paralelamente a sociedade não desenvolveu um novo sistema mais sofisticado de padres e freiras".

Segundo o ex-dirigente da Frelimo, "não se tem dado tempo e reflexão" à questão de como conciliar justiça e igualdade social nem à própria forma como se evoluiu para um capitalismo financeiro, de grande acumulação de riqueza e sem "mecanismos para garantir que os outros também avancem".

"Durante algum tempo, pensámos que o progresso geral, por exemplo o Sete Milhões (programa governamental de crédito às comunidades rurais, criado pelo ex-Presidente Armando Guebuza), era para acabar com a pobreza no campo", assinalou, mas, "a despeito das boas intenções, o local onde o dinheiro foi colocado não era o certo".

Óscar Monteiro recorda que o Sete Milhões levou pão a um certo distrito, o que parecia uma boa notícia até se descobrir que os camponeses mantinham a mesma dieta por falta de dinheiro, o que revelava uma falha da imagem do pensamento urbano.

"O desenvolvimento tem de ser visto a partir do que as pessoas desejam", defendeu, assumindo que este "é um problema não resolvido" e que a Frelimo está consciente de que "as distâncias aumentaram muito mais do que se pensava".

Além de "uma diferença grande e crescente entre os que têm e não têm", existe sobretudo "o facto de que os que não têm não terem o suficiente", nem um mecanismo compensatório, como um rendimento mínimo garantido para "comprar a paz social".

Em Moçambique também há apoios aos mais pobres e aos idosos, "mas em certos momentos uma conjugação de fatores leva à perceção de que só alguns é que têm e em alguns casos é fundamentada", referiu, acreditando que "ainda é possível" produzir um sistema "mais regulado e humanizado".

Óscar Monteiro discorda de que as assimetrias sociais em Moçambique têm uma base regional, entre norte e sul, observando que foi governador na província em Gaza (junto da província de Maputo) e que, numa visita recente, ficou "chocado porque está tudo na mesma".

O antigo ministro da Administração Estatal é a favor de mais descentralização, uma vez que "há caminhos abertos para uma maior participação e que estão dentro da Constituição", além de "pessoas capazes para tomar boas escolhas e mais próximas".

"Defendo modelos simples em que as pessoas que querem resolver os seus problemas, usando a sua iniciativa, podem organizar-se e beneficiar de alguns recursos do Estado", sustentou.

Há aliás o precedente das assembleias do povo, em que, "apesar de "muita retórica socialista e popular, era uma boa ideia", mas afetada pelo erro de não se atribuir meios financeiros. "Bastava um bocadinho para potenciar aquela grande vontade de participar", frisou.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana