quarta-feira, 3 de junho de 2015

Reunião de parceiros de desenvolvimento de Timor-Leste no final desta semana em Díli




Díli, 03 jun (Lusa) - O Centro de Convenções de Díli acolhe no final desta semana a reunião anual de parceiros de desenvolvimento de Timor-Leste subordinada este ano ao tema da consolidação institucional.

Hernâni Coelho, chefe da diplomacia timorense, preside na quinta-feira às reuniões bilaterais e técnicas, nas quais estarão ainda presentes equipas do Ministério das Finanças, segundo a agenda hoje divulgada pelo executivo.

Os trabalhos serão retomados no sábado com a reunião plenária que vai ser aberta pelo chefe do Governo, Rui Maria de Araújo, antes de o ministro dos Negócios Estrangeiros apresentar a Agenda de Desenvolvimento de Timor-Leste pós 2015.

Xanana Gusmão, ministro Conselheiro e ministro do Planeamento e Investimento Estratégico, tem agendada uma intervenção subordinada ao tema "Da Construção da Paz para a Construção do Estado: Passado, Presente e Futuros Desafios".

Estão previstos depois vários debates sobre questões como as reformas para o fortalecimento institucional, um roteiro para impulsionar o setor económico, reforma fiscal, reforço legislativo e judiciário e reforma da administração pública.

Melhorias do setor social e auditoria social, os planos para a Zona Especial de Economia Social de Mercado (ZEESM) de Oecusse e Ataúro e a agenda do desenvolvimento do G7 estão ainda na agenda.

O portal de transparência na ajuda a Timor-Leste explica que o país recebeu apoio no valor total de 202,68 milhões de dólares em 2014, canalizados através de 48 organizações para 187 projetos em 23 setores.

Para este ano, e segundo a mesma fonte, estão previstos contributos de mais de 87 milhões de dólares.

Entre 2000 e final de 2014, refere o mesmo portal, o apoio total a Timor-Leste ultrapassou mil milhões de dólares com 511 projetos.

ASP // JPS

Sem comentários:

Mais lidas da semana