quarta-feira, 3 de junho de 2015

GOVERNO PORTUGUÊS LAMENTA MORTE DE MINISTRO DA EDUCAÇÃO TIMORENSE




Lisboa, 02 jun (Lusa) -- O Governo português lamentou hoje, através do Ministério da Educação, a morte do ministro timorense Fernando Lasama de Araújo, que "dedicou a sua vida à independência de Timor-Leste e ao desenvolvimento da nova república".

O ministro Coordenador dos Assuntos Sociais e da Educação timorense e líder do Partido Democrático, Fernando Lasama de Araújo, morreu hoje, aos 53 anos, na sequência de uma trombose com derrame cerebral.

Em comunicado, o ministro da Educação e Ciência português, Nuno Crato, recorda que, na visita oficial efetuada recentemente a Timor-Leste, teve "oportunidade de estreitar as relações cordiais entre os dois países na área da Educação, tendo reafirmado a vontade mútua de prosseguir e desenvolver a cooperação relativa ao ensino e à formação".

Nuno Crato recorda ainda que "reuniu e trabalhou" com Fernando Lasama de Araújo sobre "questões relativas à cooperação dos dois países, nomeadamente nos Centros de Aprendizagem e Formação Escolar, projeto bilateral de relevo para ambos os países e que muito tem contribuído para a consolidação do ensino do currículo nacional de Timor-Leste em Língua Portuguesa".

O Governo timorense decretou três dias de luto oficial pela morte de Fernando Lasama de Araújo, que terá honras de funeral de Estado.

Fundador da organização jovem da resistência timorense RENETIL e candidato presidencial em 2007, Lasama de Araújo foi Presidente da República interino em 2008, depois do atentado contra José Ramos-Horta.

Secretário-geral da RENETIL foi detido em 1991 em Timor-Leste, tendo cumprido seis anos e quatro meses de cadeia em Cipinang, a mesma onde estava então detido o líder histórico da resistência Xanana Gusmão.

SBR (ASP) // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana