terça-feira, 25 de agosto de 2015

ONU felicita acordo alcançado entre Coreia do Sul e Coreia do Norte




O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, felicitou hoje a Coreia do Sul e a Coreia do Norte pelo acordo alcançado para desanuviar as tensões que quase precipitaram a península coreana num conflito armado.

"Saúdo calorosamente a notícia de um acordo entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte", afirmou, em comunicado o secretário-geral da ONU.

Para Ban Ki-Moon, a perspetiva de encontros regulares entre os dois vizinhos vai "efetivamente resolver os problemas que possam surgir na península coreana".

O secretário-geral das ONU, que foi ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Sul entre 2004 e 2006, está particularmente preocupado com as relações entre os dois países.

No comunicado, Ban Ki-Moon pediu aos dois países para haver mais contenção, apoio humanitário e que sejam tomadas iniciativas para a reunião de famílias separadas.

"Como secretário-geral da ONU estou disposto a apoiar uma cooperação entre as Coreias", disse.

Seul e Pyongyang tinham os respetivos contingentes militares em alerta depois de uma breve troca de tiros na zona fronteiriça na passada quinta-feira, mas chegaram terça-feira (segunda-feira em Lisboa) a acordo após uma maratona negocial para tentar travar o clima de tensão militar.

As negociações na localidade fronteiriça de Panmunjom terminaram pouco antes da uma da manhã de terça-feira (17:00 de segunda-feira em Lisboa), estando prevista uma comunicação dentro de uma hora, segundo indicou o porta-voz da Casa Azul (residência presidencial sul-coreana).

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana