terça-feira, 25 de agosto de 2015

PM japonês adia visita à China para aniversário do fim da II Guerra




O primeiro-ministro japonês decidiu adiar uma visita, na próxima semana, à China, anunciou hoje o governo, quando Pequim prepara uma enorme parada militar para o 70.º aniversário da derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial.

Shinzo Abe decidiu adiar a visita para mais tarde "devido à situação no parlamento", declarou o porta-voz do executivo, Yoshihide Suga, numa referência às dificuldades na aprovação de um projeto de lei que aumenta as prerrogativas do exército japonês.

De acordo com os 'media' japoneses, Tóquio está preocupado com o carácter antijaponês desta parada, que vai percorrer o centro de Pequim a 03 de setembro, para marcar o fim da Segunda Guerra Mundial.

Abe tinha manifestado vontade de se reunir com o presidente chinês, Xi Jinping, no início de setembro, mas o encontro não foi confirmado.

"Esperamos trabalhar no desenvolvimento das relações entre os dois países, ao criar oportunidades de encontros entre os nossos dirigentes por ocasião de conferências internacionais e outros acontecimentos", acrescentou Suga.

O Japão ocupou uma parte da China, desde 19 de setembro de 1931 até ao fim da Segunda Guerra Mundial. Pequim continua a criticar Tóquio por não reconhecer devidamente a amplitude dos crimes de guerra nipónicos durante a ocupação e associa frequentemente este contencioso histórico aos diferendos territoriais, que opõem os dois países.

Além do presidente russo, Vladimir Putin, poucos chefes de Estado estrangeiros confirmaram a presença nas comemorações em Pequim.

Na semana passada, Seul anunciou que a presidente Park Geun-hye ia assitir às comemorações, mas nada foi ainda decidido relativamente a sua presença na parada militar.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana