sábado, 26 de setembro de 2015

A IRONIA É PARCEIRA DO HUMOR, MESMO QUE SEJA HUMOR RETIRADO DA OPRESSÃO



Nos regimes opressores, ditatoriais, ou mascarados de democracia, afirma quem sabe que é mais fácil ser humorista, ser cartonista – e que até nas entrelinhas está subjacente a crítica mordaz a esses regimes déspotas mascarados de democratas, socialistas, que, alegada mas falsamente, se declaram defensores do povo.

Principalmente a esses, as palavras de Francisco, o papa que se afirma socialista, podem ferir as suas “convições” e desmascarar as suas políticas de esbulho aos povos em prol de interesses próprios e de uma elite mafiosa que os rodeia por pura ganância na participação desse esbulho.

A paz. Como pode haver paz quando não existe liberdade de expressão, nem de reunião, nem de manifestação, nem ideológica? Como pode haver paz quando os países são dominados por regimes que quase olham indiferentes para a pobreza dos governados. Como pode haver paz quando as populações se vêm desalojadas das suas casas pelos regimes déspotas? Como pode haver paz em países onde a fome saltita aqui e ali aos magotes? Como pode haver paz e democracia quando se assassinam e prendem cidadãos por pensarem diferente e expressarem as suas ideias reunindo-se, naturalmente, em grupo, com os que pensam como eles e anseiam uma sociedade livre, democrática e justa?

Diz Francisco, o papa, que “o mundo vive uma terceira guerra mundial, e resume o que entende por paz: 'nenhuma família sem teto, nenhum ser humano sem pão’”.

Mas diz mais, muito mais. Veja em  O PAPA QUE DÁ À CRISE O SEU NOME e nos discursos apensos em Papa nos EUA: “SE EU SOU SOCIALISTA, JESUS TAMBÉM ERA” - com discursos na íntegra no Página Global.

Entretanto, com o cartoon que ilustra esta prosa, sorria. Mesmo que seja um sorriso amarelo, triste. A ironia é parceira do humor, mesmo que seja humor inspirado na opressão, na fome, na falta de liberdade e justiça a todos os níveis.

Redação PG / MM - cartoon de autor desconhecido

Sem comentários:

Mais lidas da semana