terça-feira, 29 de setembro de 2015

Portugal. Contas da Parvalorem provam “manigância” e “esquemas” do Governo - Jerónimo



Secretário-geral do PCP diz que ao fazer “manigâncias” para esconder mais um buraco nas contas do BPN, o Governo falhou no plano ético.

Jerónimo de Sousa considera o caso das contas alteradas da Parvalorem para melhorar o défice de 2012 como mais um exemplo das “operações criativas de contabilidade para esconder a verdade do que foi aquele escândalo”.

“Temos vindo a verificar que o tratamento estatístico e contabilístico, esta arte de substituir a verdade por esquemas, não é novidade neste Governo. Creio é mais um elemento e isso tem importância”, afirmou o líder da CDU aos jornalistas no final de uma arruada na Parede (Oeiras).

“É o Governo da República, tem que de ser pessoas de bem, e fazer essa manigância só para esconder aos olhos dos portugueses mais um pequeno buraco – pequeno entre aspas, no todo do BPN é pequeno – demonstra que também no plano ético este Governo falhou”, acrescentou Jerónimo.

Depois de na semana passada se saber que o défice de 2014 vai ficar bem acima do previsto por ter de contabilizar o impacto da transferência para o BES/Novo Banco, a Antena 1 noticiou esta terça-feira que as contas de 2012 não estavam correctas porque não foram contabilizados 157 milhões de euros de imparidade na holding que tem os ‘activos tóxicos’ do BPN.

Episódios que mostram que o Governo é “capaz de sacrificar tudo para apresentar aos portugueses uma ideia de que conseguiu endireitar as contas, conseguiu resolver os problemas, que agora é que vem aí um futuro risonho. Mas quando começamos a verificar no concreto, a esmiuçar, verificamos que é tudo uma grande encenação porque o Governo não resolveu os problemas de fundo da nossa sociedade e, sempre que foi necessário, perturbou, alterou, torturou estatísticas para se apresentar como o grande salvador dos problemas nacionais. Quando na verdade não passa de conversa fiada”, criticou o secretário-geral comunista.

Maria Lopes - Público

Sem comentários:

Mais lidas da semana