terça-feira, 29 de setembro de 2015

Portugal. DESEMPREGO AUMENTOU EM AGOSTO PARA 12,4%



Dados mensais apontam para um crescimento do desemprego face ao mês anterior. Estimativas mostram também uma queda do emprego.

O mês de agosto não trouxe boas notícias para o mercado de emprego em Portugal. De acordo com o boletim divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística, a taxa de desemprego em agosto foi de 12,4%, um aumento de 0,1% em relação ao mês de julho.

Segundo as contas do INE, em agosto registaram-se mais 4.800 pessoas desempregadas em Portugal, aumentando o total para 633 mil pessoas e quebrando o ciclo de quedas que se verificou entre fevereiro e junho deste ano.

As más notícias chegam também no número de portugueses com emprego: no mês passado, a população empregada caiu 0,8% na comparação com julho. No total, houve uma redução de 34.200 cidadãos empregados, levando o total para 4.462.200 pessoas.

A maior subida do desemprego surgiu nas mulheres, com os jovens e os adultos a surgirem logo a seguir entre as áreas da sociedade mais afetadas. Apenas os homens conseguiram fugir ao agravamento, mantendo inalterada a taxa de desemprego face a julho.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, a tendência negativa inverte-se. A taxa de desemprego de agosto deste ano significa um alívio de 1,2 pontos percentuais face ao mesmo mês de 2014, enquanto a taxa de emprego traduz uma subida de 0,3 pontos percentuais na mesma comparação.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana