terça-feira, 29 de setembro de 2015

Brasil. POR QUE OS POLÍTICOS QUEREM PROIBIR QUE SE FALE MAL DELES?



João Jorge Braga – Debates Culturais

Por mais estúpido ou absurdo que possa parecer há um projeto de lei sendo preparado na Câmara dos Deputados visando proibir que se fale mal de políticos na internet, podendo punir com até seis anos de cadeia quem o fizer. Esta estapafúrdia proposta está sendo elaborada pelo deputado Cláudio Cajado (DEM-BA), que também quer responsabilizar criminalmente as redes sociais, portais e provedores que hospedarem os sites. Ou seja, se dissermos que José Dirceu é ladrão, por ele ser político, mesmo que sem mandato e apesar de todas as evidências, provas e condenações, podemos ainda assim ser presos. Isto é o fim de democracia e da liberdade de expressão no país. Isto não seria inconstitucional? Países com China e Coréia do Norte agem assim.

De acordo com o deputado Cláudio Cajado, relator do projeto, o objetivo é obrigar empresas de internet e provedores a analisarem denúncias de ofensas contra parlamentares e outros usuários. Até aí, se for apenas para minimizar calúnias sem provas, já existem mecanismos legais que prevêem punições neste sentido, mas criar uma lei apenas para proteger políticos é absurdo.

Pela proposta, o conteúdo considerado ofensivo deverá ser retirado do ar o mais rápido possível. Dessa forma se alguém criar um perfil falso (fake) no Facebook, por exemplo, para ironizar um deputado, tanto quem criou a página como a própria rede social poderão ser acusados de injúria e difamação, caso a página não saia do ar imediatamente quando denunciada pelo político ou por alguém ligado a ele.

Diz o deputado que “às vezes, a pessoa faz um ‘fake’ ofensivo à honra de qualquer pessoa e essas empresas não têm nenhum tipo de controle sobre esses atos criminosos e permitem que eles sejam divulgados. A nossa tese é que quem pratica o crime tem de responder. E quem ajuda a divulgar esse crime tem de ser co-responsável”.

Existe ainda outro projeto de lei, apresentado em junho pelo deputado Silvio Costa (PSC-PE), que obrigaria provedores e sites a coletar dados pessoais de usuários que comentarem em matérias, fóruns e atualizações de redes sociais institucionais, criando um verdadeiro Estado policial e repressor na internet.

Assim, nossa liberdade de expressão política e até de noticiarmos falcatruas, se entendidas por quem as praticou como ofensivas, serão passíveis de punição. Será que eu estou sendo ingênuo ou nossos políticos estão legislando em causa própria, diferente do que deveriam fazer, que seria legislar em favor do país?

*João Jorge Braga é natural de Minas Gerais e estuda a política brasileira desde 1950.

Leia mais em Debates Culturais

Sem comentários:

Mais lidas da semana