quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Angola. NÚMEROS DE MORTOS POR RAIVA EM LUANDA DISPARA PARA 78 CASOS EM 2015



A capital angolana, Luanda, já conta este ano com 19.073 casos de mordeduras de animais, dos quais 78 resultaram em mortes, na sua maioria crianças, situação que preocupa as autoridades sanitárias de Angola.

Em declarações à agência Lusa, a chefe de departamento de inspeção da direção provincial da saúde de Luanda, Paula Silva, disse que o número de mortes por raiva representa um aumento significativo, comparado com os 31 registados em 2014.

Segundo a responsável, as estatísticas são referentes ao período entre janeiro e 18 de Outubro.

Adiantou que os municípios de Belas, Kilamba Kiaxi e Maianga apresentam o maior número de casos (15 por cento dos casos cada), seguindo-se Cazenga (11%), Rangel (9%), Sambizanga (9%) e Viana (8%).

Relativamente às mortes por raiva registados no período em referência, o município de Viana lidera a lista dos casos, com um total de 27 óbitos, seguindo-se Cacuaco (14), Cazenga (13), Kilamba Kiaxi (10), Belas (7), Icolo e Bengo (3), Sambizanga (2) e Maianda e Samba com (1) cada.

Paula Silva admitiu que a situação é "preocupante", salientando que continuam as campanhas de sensibilização sobre os cuidados a ter com os animais, sobretudo as crianças, já que elas representam o maior número de vítimas.

De acordo com a responsável, crianças dos cinco aos nove anos aparecem nas estatísticas como a mais afetadas, sendo também os rapazes os mais atingidos.

Angola vê-se a braços, há muitos anos, com o problema da raiva, que tem resultado em muitas mortes.

Este ano, as autoridades sanitárias realizaram já duas campanhas de vacinação animal na capital angolana e na recolha de animais vadios, visando travar o número de mordeduras e de mortes.

Lusa, em DN Madeira

Sem comentários:

Mais lidas da semana