domingo, 22 de novembro de 2015

Guiné-Bissau. COM “DOIS JUSTOS” APENAS, NÃO SE PODE SALVAR UMA NAÇÃO



Alberto Luís Quematcha – O Democrata, opinião

Na nossa praça, nos últimos tempos, parece que a população está dividida em dois grupos: um grupo que pensa que o Presidente da República é a causa da crise actual e um outro grupo que julga que o culpado da situação que se vive é o ex-Primeiro Ministro.

Segundo a Bíblia, Deus condenou toda cidade de Sodoma porque não havia se quer 10 justos naquela cidade. No entanto, Deus salvou Lô e sua família que era justa. A cidade de Sodoma foi reduzida em cinzas por falta de 10 justos (Gênesis 18:20-28).

Se os justos fossem numerosos, um número significante, toda cidade seria perdoada incluindo próprio Lô e a família. Mas como a grande parte do povo era pecadora pereceu toda a cidade.

Este debate sobre o culpado da situação em que vivemos pode ser desenvolvido durante anos. As conclusões são e continuarão a ser diversificadas. A situação política actual gerou alguma polémica e opiniões várias.

Por isso, venho modestamente através deste texto apresentar o meu ponto de vista relativamente a este assunto. A meu ver,mesmo que o Presidente da República e Primeiro-ministro deposto fossem santos, mas se o povo não o for em vão a santidade destes dois homens em relação a salvação e progresso da nossa nação. O nosso país pode ser aquilo que ambicionamos se houver um bom número de cidadãos com sentido de responsabilidade nas suas acções.

Cada um de nós deve se colocar, entre várias questões, as seguintes: Como é que eu contribuo para o avanço do meu país? Que faço para o avanço da minha família, da minha comunidade, do meu trabalho. Qual é o grau da minha preocupação em relação a construção do meu próprio caracter? Pois o caracter é a marca da dignidade humana. O valor do Homem está na dimensão do seu caracter. Por isso, o caracter é capacidade permanente de agir e éa manifestação intrínseca de ser. Por conseguinte nunca devemos medir ou julgar uma pessoa pelo que tem mas pelo que ele é. Como resultado TER é coisa acidental e o essencial é o SER. A diferença entre TER e SER é que um é só quantidade, enquanto que o outro é ESSÊNCIA E QUALIDADE DE VIDA.

Muitas pessoas saem por aí, esbravejando contra os políticos e se sentindo vítima da corrupção que nós mesmos alimentamos por tentar sempre levar vantagens em tudo. A diferença entre nós e os nossos políticos é que nós temos menos poder, do contrário, seria mais um cometendo piores erros.

Se uma pessoa se aproveita de todas as oportunidades, mesmo que incorretas, para se dar bem nas situações, é melhor que esta pessoa pense em suas atitudes antes de sair acusando por aí. Vamos aprimorar nosso próprio caráter para garantir melhores pessoas no poder, a começar por nós mesmos.

Não é difícil ver exemplos de pessoas que criticam abertamente as atitudes dos governantes, mas que agem de modo idêntico em situações comuns do seu quotidiano.

Um dos motivos que Deus destruiu o mundo no dilúvio foi a corrupção, violência, desmoralização, inverdades, etc. E hoje, quais são os principais problemas do nosso país, principalmente em Bissau? Os problemas são os mesmos. Por isso a preocupação deve centrar, em primeiro lugar, na atitude de cada um e depois na atitude colectiva.

Este artigo de opinião com “dois justos” apenas não se pode salvar uma nação é uma chamada de atenção para não passarmos tempo perdido em julgamentos e perder de vista a responsabilidade com os nossos actos quotidianos.

Sejamos um povo em que cada um assume as suas responsabilidades independentemente das funções que desempenha. Sejamos mais autênticos connosco. Assim teremos um país diferente caracterizado pela paz, harmonia e progresso.

Com “dois justos” apenas não se pode salvar uma nação…

Obrigado!

Sem comentários:

Mais lidas da semana