domingo, 15 de novembro de 2015

Nyusi deixa Angola com promessa de perdão de mais de 300 milhões de dólares de dívida



O Estado angolano pro­meteu perdoar metade da dívida de 613 mi­lhões de dólares (exactamen­te 306.5 milhões de dólares) a Moçambique, devendo o Estado angolano receber a metade do valor em forma de investimen­tos no nosso país. A garantia foi dada ao Presidente da Repúbli­ca, Filipe Nyusi, pelo seu homó­logo angolano, José Eduardo dos Santos.

“O processo vai ser finalizado ainda. As finanças de Moçambi­que e Angola terão que sentar, para ver como operacionalizam esta decisão tomada. Isto não vai acontecer hoje, nem amanhã, vai levar o seu tempo. A partir daí, podemos definir o mode­lo, no sentido de se perceber se oferecemos serviços para pagar a parte da dívida ou se as empre­sas angolanas investem no nosso país”, explicou Filipe Nyusi a jor­nalistas, tendo acrescentado que “o importante é que a decisão política já foi tomada, agora, fica o TPC para os governos, que têm a responsabilidade de executar”.

Fechado ou não o perdão, a verdade é que, com os 306.5 milhões de dólares, Moçambi­que pode fazer muito na área de infra-estruturas, um valor superior ao que se investiu na ponte Armando Emílio Guebu­za, aproximando-se ao pacote de investimento na ponte Maputo – Ka Tembe, Estrada Circular de Maputo e Ka Tembe - Ponta do Ouro.

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários:

Mais lidas da semana