sábado, 21 de novembro de 2015

Portugal. O EMPATA DEMOCRACIAS



Já tinha escrito há uns meses, a quando da famosa frase sobre uma possível saída da Grécia do euro - "19 -1 =18" - , que Cavaco Silva era o nosso Dalai Lama.

João Quadros – Jornal de Negócios, opinião

Já tinha escrito há uns meses, a quando da famosa frase sobre uma possível saída da Grécia do euro - "19 -1 =18" - , que Cavaco Silva era o nosso Dalai Lama. O homem a que a idade, a pensão e o cargo lhe deram a capacidade de poder entrar numa espécie de bucolismo transcendental, em que as situações de crise são adiadas e trocadas pela simplicidade do sorriso de uma vaca , o olhar tímido de uma cagarra ou a inocência escorregadia de uma banana.

Enquanto o país espera pela decisão de Aníbal, o nosso PR decide ir para a Madeira visitar caves, passear em hotéis e andar de barco. Ao contrário da maioria dos comentadores e pessoas em geral, penso que toda esta atitude do PR faz sentido: Cavaco faz jus ao seu estatuto e porta-se como um reformado - "Ai, eu agora vou ali à Madeira com a minha senhora."

Segundo explica o gabinete de comunicação do nosso PR, Aníbal Cavaco Silva está a "recolher informação junto daqueles que conhecem bem a realidade social, económica e financeira" - se são aqueles que conhecem bem a realidade social e económica, imagino que tenha andado a falar com desempregados e pensionistas com pensões de miséria.

Escrevo esta crónica na quarta-feira e vejo nas notícias que o nosso PR recebeu os banqueiros. Quais banqueiros?! Os banqueiros não somos nós? Nós já falámos no dia 4 de Outubro. Estes banqueiros não votaram também no dia 4? O que é que eles têm para dizer que não tenham dito todos os outros eleitores? E será que Cavaco recebe o Banif? Ouvi dizer que o Banif é contra a ONU.

Segundo percebi, depois de voltar da Madeira, Cavaco Silva deverá ouvir nomes como Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, a Associação Nacional de Municípios Portugueses, o Provedor de Justiça, o Tribunal de Contas ou a Associação Portuguesa de Bancos. Temos de começar a votar em associações em vez de partidos. Acho que ainda vamos a meio da viagem e que Aníbal na segunda-feira recebe a Associação de Socorros a Náufragos, na terça, o Ginásio Clube Português, na quinta vai ao zoo, na sexta tem curso de bonsai, no sábado vai visitar o museu do suor a Paderne e no domingo tem esgrima. Só lá para Dezembro temos Governo.

Importante assinalar que Cavaco Silva ainda vai receber Carlos Costa, não lhe vá ter escapado alguma coisa e o governador do Banco de Portugal é daqueles que topa tudo. Provavelmente, Aníbal vai pedir a Carlos Costa para tirar a idoneidade à Catarina Martins. Gostava de recordar que o último banqueiro a ser recebido pelo Aníbal foi o Salgado. Atenção banqueiros, diz que ele dá azar.

Desenvolvi uma teoria sobre a estratégia comunicacional de Aníbal. Queira o leitor fazer o obséquio de seguir o raciocínio: a banana da Madeira é grande, o BES é seguro, Dias Loureiro está acima de suspeitas. Vêem a forma de comunicar de Aníbal? Já perceberam o padrão? "Não darei posse a Governo sem maioria", o que é que aconteceu? Exacto. É inverter. Vamos ver se já perceberam. Quando Cavaco diz que governo de gestão não tem problema e dá a entender que é isso que vai acontecer... Significa que? Isso. Boa. 

TOP 5 - Forno de Boliqueime

1 "PM propõe revisão constitucional de urgência para convocar novas eleições" - Passos não percebeu que não tinha maioria e agora pensa que tem 2/3; aquelas contas devem estar bonitas. 

2  "Um dos terrorista era filho de uma portuguesa" - Ups! Fechem as fronteiras para não deixar entrar tugas. Desconfiem das porteiras.

3 TAP já não tem dinheiro para pagar salários e combustível este mês - Nobre Guedes disse que se corre o risco de faltar combustível aos aviões da TAP, depois fez pausa e acrescentou, podem não poder levantar voo. Ufa!

4 "Miguel Macedo terá favorecido o seu ex-sócio, Jaime Gomes, num concurso. Miguel Macedo foi sócio da JMF até Janeiro de 2011, em parceria com Jaime Gomes e... - M_ _ _ _ _ M_ _ _ _ _ , jogo da forca mais fácil do mundo.

5 "Marco António Costa quer revisão extraordinária da constituição" - Revisão extraordinária da Constituição fez o Governo de Passos durante quatro anos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana