quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Eni e Anadarko anunciam exploração conjunta de gás em Moçambique



As petrolíferas Eni e Anadarko anunciaram hoje em comunicado que vão processar em conjunto o gás explorado na área de fronteira entre dois blocos de gás na bacia do Rovuma, na costa de Moçambique.

"A Anadarko anunciou hoje que, juntamente com os concessionários da Area 1 em 'off-shore', operada pela Anadarko e a Área 4 em 'off-shore', operada pela ENI, assinou um acordo de unitização da unidade operacional para o desenvolvimento dos enormes recursos de gás que atravessam os dois blocos", lê-se no site da norte-americana Anadarko.

Em causa está o processamento conjunto da bacia de gás natural que atravessa os dois blocos, que são explorados por dois consórcios, liderados pela Anadarko e pela Eni, sendo que neste último encontra-se também a portuguesa Galp.

"O acordo diz respeito ao gás natural que atravessa as reservas de Mamba e Prosperidade, situadas respetivamente na Area 4 e 1 e que atravessam as fronteiras de cada um dos blocos", explica o comunicado da ENI, divulgado hoje no site da petrolífera italiana.

Segundo o acordo hoje divulgado, que ainda carece de aprovação pelo Governo de Moçambique, os dois consórcios vão desenvolver estas reservas "incialmente numa maneira separada, mas coordenada, até se explorarem 24 triliões de pés cúbicos de gás".

A partir desse montante "os desenvolvimento futuros serão feitos pelos concessionários das Áreas 4 e 1 através de um operador conjunto, que será criado por uma 'joint venture' da Eni East Africa e da Anadarko Mozambique, em partes iguais".

MBA // APN - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana