quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

PRESIDENTES DE MOÇAMBIQUE E DA CHINA REÚNEM-SE NA ÁFRICA DO SUL



O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o seu homólogo chinês, Xi Jinping, vão manter um encontro à margem do Fórum de Cooperação China-Africa (FOFAC), que se inicia hoje na África do Sul, informou a emissora pública Rádio Moçambique.

A Rádio Moçambique não divulgou a agenda da reunião entre Nyusi e Xi, que se vai realizar na cidade sul-africana de Sandton.
Em comunicado enviado à Lusa em Maputo, a Presidência moçambicana indica que o Fórum de Cooperação China-Africa irá avaliar a cooperação entre a China e o continente africano e adotar uma declaração e um plano de ação sobre a cooperação no próximo triénio.

Em junho, a vice-ministra do Comércio da China, Gao Yan, anunciou em Maputo uma verba de 5 mil milhões de dólares (4,4 mil milhões de euros) para investimentos chineses em Moçambique, durante os próximos anos.

A vice-ministra do Comércio da China assumiu o compromisso, no âmbito da V sessão da Comissão Conjunta de Cooperação entre Moçambique e China, realizada na capital moçambicana.

Os dois países cooperam em diversos domínios, incluindo na defesa, comércio, construção civil e educação.

PMA // VM - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana