sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Portugal. Costa promete TAP de volta ao Estado mesmo que não haja acordo com privados




“Sabiam que estavam a assinar com um governo que tinha sido demitido na véspera”, diz o primeiro-ministro. Ainda assim, acredita que é possível chegar a um entendimento

O Estado retomará 51% do capital da TAP", afirmou esta sexta-feira António Costa, em Bruxelas. "Se não for com acordo é sem o acordo", esclareceu.

Recuperar a maioria do capital da TAP é uma das promessas do executivo socialista e, segundo o primeiro-ministro, "a execução do programa do Governo não depende da vontade de particulares" que assinaram um acordo em situações que Costa descreve como "precárias".

"Sabiam que estavam a assinar com um governo que tinha sido demitido na véspera", disse, referindo-se ao acordo feito com o executivo de Passos Coelho.

As declarações do primeiro-ministro surgem em resposta à indisponibilidade de David Neeleman e Humberto Pedrosa para se tornarem sócios minoritários da empresa.
Costa não recua e diz que a posição dos novos donos da TAP apenas mostra que a "negociação tem de prosseguir".

No braço de ferro, tem uma expectativa: "Estou certo que será feito por acordo e que, independentemente de declarações negociais que sejam feitas, o resultado final será um resultado" que satisfaça todas as partes.

Expresso – Susana Frexes, correspondente em Bruxelas

Sem comentários:

Mais lidas da semana