quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

COMISSÃO DA UE SOLTA MASTINS ÀS CANELAS DE COSTA E CENTENO




Espaço para mais um cartoon de Elias O Sem-Abrigo, de R. Reimão e Aníbal F., no Jornal de Notícias. Bruxelas dá na cabeça do governo português devido ao projeto (esboço) de orçamento que recebeu dos lusos. Que há coisas para esclarecer e bré-béu-béu. Até lhe chamam "coerência" do Orçamento com o PEC. Pois.

Foi ontem que no PG, em QUANDO OS MASTINS UIVAM E ROSNAM, se disse que no topo da UE moram mastins que uivam e rosnam aos governos de países que pretendem possibilitar aos seus povos mitigar a austeridade imposta pelos que servem a alta finança global, o que não sabíamos era que Bruxelas mandaria a Portugal mastins para ouvirmos o seu rosnar. Vieram. Chegaram hoje, como poderá ler: “Peritos em Lisboa para negociar "coerência" do Orçamento com o PEC”. Já soltaram os mastins direitinhos às canelas de Costa e Centeno. Como sempre, sabemos, quem acaba por ficar sériamente atacado pelos canídeos e mordido são os portugueses esperançados no alívio da austeridade.

Para os mastins lá no topo da UE de nada importa que o Tribunal de Contas Europeu tenha posto em causa a assistência a Portugal num relatório:  Tribunal Europeu arrasa Comissão Europeia: assistência a Portugal foi “fraca”.

No Expresso podemos ler no primeiro parágrafo: “O Tribunal de Contas Europeu considera que a Comissão Europeia não estava preparada para os primeiros pedidos de assistência no quadro da crise financeira de 2008 e aponta várias falhas na sua gestão dos "resgates" a países como Portugal.”

Mas não, a Comissão é como Cavaco Silva que “nunca se engana e raramente tem dúvidas”. Sabem a quem servem. Claro que os tais da Comissão não se enganaram, não falharam, cumpriram à risca a missão de servir a alta finança global, os 1% donos disto tudo. Servir tramando os povos. Tramando, neste caso os europeus, uns mais que outros. Já dizia o grego e velho Brenus: "Ai dos vencidos!"

Apesar de tudo os mastins estão cá, vieram expressamente a Portugal. Uivam e rosnam, só falta atiçá-los se não impressionarem e demoverem Costa e Centeno na continuação da excessiva austeridade para os portugueses miserabilizados ou em vias disso. 

Cuidado com os cães. Vara-paus, precisam-se.

Redação PG / MM

Sem comentários:

Mais lidas da semana