quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Angola. FEVEREIRO, 4, HISTÓRIA, TRABALHO, HOMEM NOVO




Há 55 anos, numa heróica madrugada, o quebrar das grilhetas transformou-se num hino que ecoou de Cabinda ao Cunene e do Mar ao Leste. A 4 de Fevereiro de 1961 dá-se, em Luanda, o assalto á cadeia de São Paulo, á Casa de Reclusão e á esquadra dos aracuaras (policia colonial). Os heróis que quebraram as algemas, os Homens e Mulheres que iniciaram a luta armada de libertação nacional e combateram, sem tréguas, o colonial-fascismo, constituem raízes da nossa identidade.

Hoje temos a responsabilidade histórica de fazer prevalecer a épica caminhada iniciada pelos heróis do 4 de Fevereiro de 1961. Somos – nós, povo angolano - os heróis que marcam o 4 de Fevereiro de 2016, combatendo com o nosso trabalho, levando a cabo as tarefas do presente com o mesmo espirito patriótico que irradiava dos heróis que hoje comemoramos e que iniciaram a construção da Nação Angola. A todos nós cabe a continuação do esforço dos angolanos e angolanas que há 55 anos trilharam Angola nos valores da Paz, do Trabalho e da Liberdade. E Angola, hoje, é a prova de que esse esforço não foi em vão.

Edificaremos o Amanhã, sem colonialismo, sem neocolonialismo, livres das trapaças do imperialismo, da rapina e da guerra. Um futuro sem opressão, em Paz, com Trabalho e em Liberdade, graças ao caminho épico preconizado pelos heróis do 4 de Fevereiro de 1961 e ao esforço e abnegação patrióticos da heróica cidadania de 4 Fevereiro de 2016. E comemoraremos, sempre em Paz, Democracia, Liberdade e Justiça Social, numa Angola-Futuro, fruto do trabalho e da luta de todos nós – Povo Angolano – o 4 de Fevereiro, raiz primordial da nossa identidade. E fá-lo-emos (fruto da nossa contribuição para África – continente Mãe e Terra-Berço - e para toda a Humanidade) num Mundo melhor, Livre e Justo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana