segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Delegações ministeriais da CPLP em Díli para encontro sobre Comércio e Fórum Económico



Díli, 22 fev (Lusa) - Delegados dos nove Estados membros da CPLP estão em Díli para participar, esta semana, na 2ª reunião dos Ministros do Comércio lusófonos, encontro que precede o 1º Fórum Económico Global da CPLP.

Para o porta-voz do Governo timorense, o ministro de Estado Agio Pereira, os encontros ministeriais e o fórum económico "têm como objetivo desenvolver projetos empresariais, estimular o setor privado, promover parcerias e facilitar transferências de tecnologia e conhecimento".

"Todas estas áreas são de importância vital para o crescimento económico sustentável e diversificado que procuramos em Timor-Leste", frisou.

Perspetivas de diversificação económica, participação nos mercados globais, apoio ao setor privado e impacto da crise financeira provocada pelos baixos preços do petróleo e do gás, são alguns dos temas na agenda de debate.

Subordinado ao tema "A CPLP e a Globalização Económica", o encontro analisará, entre outros aspetos, o grau de implementação da Declaração de Luanda, aprovada na primeira reunião dos ministros da tutela que decorreu em maio de 2012 na capital angolana.

Os ministros analisarão ainda a conceção e o projeto de Plano Estratégico de Cooperação Multilateral no domínio do Comércio (2016-2018).

Participam no encontro, entre outros, a ministra angolana do Comércio, Rosa Pacavira, o subsecretário-geral de Política do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Fernando Abreu, a ministra cabo-verdiana do Turismo, Investimento e Desenvolvimento, Leonesa Fortes, e o conselheiro da Presidência da Guiné Equatorial para o Comércio, Joaquin Mecheba Evina.

Estão também confirmadas as presenças do ministro moçambicano da Indústria e do Comércio, Max Tonela, do secretário de Estado da Indústria de Portugal, João Vasconcelos, do ministro são-tomense da Economia e da Cooperação Internacional, Agostinho Fernandes, e do ministro timorense do Comércio, Indústria e Ambiente, Constâncio Pinto.

Participa ainda o secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Murade Murargy, num encontro onde estarão delegados dos observadores associados, Geórgia, Japão, Maurícia, Namíbia, Senegal e Turquia, e convidados regionais da Austrália, Indonésia, Singapura e Vietname.

Antes da reunião plenária dos ministros decorre hoje a reunião técnica e na terça-feira um ciclo de conferências do Comércio.

Imediatamente após a reunião ministerial, que termina na quarta-feira, arranca o 1º Fórum Económico Global da CPLP, que decorre entre 25 e 27 de fevereiro e onde participam centenas de delegados de mais de 20 países.

Até ao momento a comissão organizadores já recebeu mais de 300 pedidos de encontros empresa a empresa, um dos componentes principais do Fórum de Díli, que inclui ainda uma mostra "Parcerias para o Desenvolvimento" uma zona de exposição com salas temáticas nacionais, institucionais e empresariais e encontros entre empresários.

A 26 de fevereiro arrancam os debates do fórum, com temas como "plantar a bandeira da CPLP nos negócios do mundo", o papel dos blocos regionais e económicos no espaço multirregional e o papel de Timor-Leste nos laços entre CPLP e Ásia e Pacífico.

Competitividade da CPLP e inovação económica e social como alavanca de desenvolvimento económico sustentável são outros temas do debate no fórum, que terminará com a aprovação de uma declaração final.

No dia 28 haverá ainda visitas a vários pontos de interesse económico em Timor-Leste, incluindo o enclave de Oecusse (Zona Especial de Economia Social de Mercado), a ilha de Ataúro (turismo), Tibar (projetos de bambu), Ermera (café), Aileu (agricultura) e Hera (complexo elétrico e indústrias adjacentes).

ASP//ISG

Sem comentários:

Mais lidas da semana