terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Organizações civis timorenses protestam contra postura australiana no Mar de Timor



Díli, 22 fev (Lusa) - Organizações da sociedade civil, estudantes universitários e grupos de veteranos timorenses participam na terça-feira num protesto em Díli contra a posição australiana relativamente às fronteiras marítimas no Mar de Timor-Leste.

Juvenal Dias, um dos porta-vozes dos organizadores do protesto, explicou à Lusa que a manifestação, prevista para terça-feira de manhã em frente da embaixada australiana em Díli, "é contra a ocupação do Mar de Timor".

Os manifestantes querem que o Governo australiano "respeite a soberania de Timor-Leste", que "se sente à mesa, com boa-fé, para negociar as fronteiras marítimas" e respeitar a jurisdição dos tribunais internacionais.

"Pedimos também à Austrália para que não use o seu poder para pressionar Timor-Leste. A Austrália é poderosa, económica e politicamente, na região, mas não deve usar esse poder para pressionar Timor-Leste", explicou.

A convocatória do protesto levou o Governo australiano a emitir um alerta aos seus cidadãos em Timor-Leste, recordando que devem "evitar manifestações, protestos e outros encontros públicos de larga escala".

Apesar disso, garante o Governo, a embaixada vai estar aberta no horário normal.

ASP // JPS


Sem comentários:

Mais lidas da semana