domingo, 7 de maio de 2017

PORTUGAL À ESPERA DO PAPA FRANCISCO


Neste domingo o Jornal de Notícias vem repleto de interesse e José Miguel Gaspar alerta-nos através da newsletter que não falha a chegar. É o que vamos partilhar consigo. Aqui está a peça e o convite a ler o JN.

Todos à espera do Papa

Os nossos casamentos estão a falhar e já somos o povo europeu que mais se divorcia. Mas continuamos a ser muito católicos - ainda que cada vez menos praticantes. Nas vésperas da chegada do Papa a Portugal, o JN atualiza o retrato do catolicismo. Mas há mais notícias.

A menos de uma semana da chegada do Papa Francisco a Fátima - o Sumo Pontífice passará a sexta-feira 12 no Santuário - o JN fez as contas do país católico que somos e traça-lhe um retrato atualizado. Novidades à cabeça: estamos mais católicos, mas menos conservadores, e também menos praticantes na hora de entrar na igreja. Somos neste altura, entre todos os países da Europa, os que mais se divorciam (sete em cada dez casamentos acabam em divórcio) e também aqueles que têm mais filhos (mais de 50%) fora do casamento. Leia tudo na edição de hoje em papel do JN, num trabalho apurado da jornalista Rosa Ramos.

Num dossiê de cinco páginas, vamos ainda com os peregrinos pela estrada fora, a pé e pela pena do repórter Cristiano Pereira, em direção a Fátima, e colocamos em confronto duas perspetivas sobre as aparições de 1917: o teólogo Anselmo Borges e o monsenhor Luciano Guerra, antigo reitor do Santuário, debatem o significado justo desse milagre.

Na nossa revista de domingo Notícias Magazine continuamos a saudar o Papa e viajamos até aos bastidores da sua visita a Fátima. No suplemento TAG, dedicado aos mais novos, explicamos o que significa a visita de Francisco ao nosso país. Hoje é também dia do JN Urbano, o nosso novo suplemento dos domingos - espreite e veja o que está a acontecer na sua cidade.

No JN online, notícia em grande destaque é a rutura política entre o atual presidente da Câmara, Rui Moreira, e o Partido Socialista, que colocou fim ao seu "projeto comum". Resultado imediato: o PS já não apoia Moreira nas próximas eleições e já lançou Manuel Pizarro como candidato autónomo. Fique aqui a par das últimas novidades.

O top das notícias mais procuradas continua a ser ocupado, em 1.º, pelas confissões de Judite de Sousa sobre a trágica morte do seu filho, desaparecido há quase três anos .

E porque ainda é fim de semana, e além disso Dia da Mãe, espreite as nossas sugestões de lazer para ocupar este domingo. Tem aqui um roteiro de atividades no Porto e em Lisboa.

José Miguel Gaspar | Jornal de Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana