quinta-feira, 2 de março de 2017

CAPITALISMO, DINHEIRO E EXCREMENTOS


Como Giorgio Agamben e Walter Benjamin releram as observações cristãs sobre o dinheiro. Por que a psicanálise o associa à matéria fecal, à “insuficiência de mim” e à guerra de todos contra todos

Mauro Lopes*, editor do blog Caminho pra Casa – em Outras Palavras -  Imagem: Mark Wagner

O filósofo italiano Giorgio Agamben, um dos relevantes protagonistas do pensamento crítico na virada do século XX para o XXI disse numa entrevista em 2012 que “Deus não morreu, ele se tornou Dinheiro” (aqui). A afirmação de Agamben inspirou-se em outro filósofo, este um protagonista da primeira metade do século XX, um pensador fora da curva, Walter Benjamin. Em seu curto e denso “O Capitalismo como Religião”, de 1921 (aqui), Benjamin escreveu que o capitalismo é em si mesmo a religião mais implacável que já existiu, e promove um culto ininterrupto ao Dinheiro, “sem trégua nem piedade”, uma religião que não visa a reforma da pessoa, “mas seu o seu esfacelamento”.[1]

O filósofo alemão sugeriu uma comparação entre as imagens dos santos das religiões e as cédulas de dinheiro de diversos países –ele não imaginava, à época, que este Deus-dinheiro estaria diretamente louvado nas cédulas nos EUA (In God we Trust, em Deus Confiamos) e, desde 1980, no Brasil, onde lê-se em todas as notas a frase de adoração à moeda corrente: Deus seja louvado.

Ambos foram influenciados por um dito de Jesus, que está no centro da liturgia católica do 8º Domingo do Tempo Comum (26), às portas do período quaresmal que antecede a Semana Santa e a Páscoa: “Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.” O texto proclamado é do Evangelho de Mateus (Mt 6,24-34). A oposição entre Deus e o dinheiro é um tema central ao longo da história e, para Jesus, a relação de cada qual com o dinheiro é definidora de sua relação com as outras pessoas e a vida.

Como essa questão aparece na vida das pessoas? A psicanálise procurou investigar a relação entre o ser humano e o dinheiro e chegou a conclusões que podem soar surpreendentes e inacreditáveis num primeiro momento. Como apontou o sacerdote jesuíta e teólogo espanhol Carlos Domingues Morano, dinheiro é um assunto crucial, apesar de muitas vezes escamoteado -como o sexo. Na verdade, o tema nunca é “só dinheiro”. As relações entre os homens/mulheres com o dinheiro comportam dimensões nem sempre lógicas, que extrapolam o discurso racional mais ou menos organizado –é sempre “algo mais” que dinheiro.[2] Na relação das pessoas com o dinheiro, revelou-nos a psicanálise, “está também implicada uma ‘questão de amor’; dito em termos mais freudianos, uma questão de ordem libidinal, inconsciente e com raízes na infância. Isso nos permite compreender, entre outras coisas, porque, assim como ocorre com a sexualidade, o dinheiro provoca tantas reações de dissimulação, falso pudor e hipocrisia.”[3]

TIMOR-LESTE PREPARA-SE PARA ELEGER PR - CAMPANHA ELEITORAL COMEÇA AMANHÃ




Campanha das eleições presidenciais timorenses arranca na sexta-feira

Os oito candidatos às eleições presidenciais de 20 de março em Timor-Leste participam na sexta-feira, em vários pontos do país, em comícios e encontros que marcam o arranque da campanha eleitoral que decorre até 17 de março.

Uma campanha que a maioria dos candidatos terminará com comícios em Díli onde decorre, também a 17 de março o único debate da campanha, a oito, que será transmitido pela televisão nacional, a RTTL.

Antonio Maher Lopes, Fatuk Mutin, candidato apoiado pelo Partido Socialista de Timor (PST) arranca a sua campanha com um comício a 110 quilómetros a sul da capital, no campo de futebol de Ainaro, de onde é natural o pai e onde diz contar com maior apoio.

Ermera, a 70 quilómetros a sudoeste de Díli, é um dos distritos onde as atenções se vão concentrar no primeiro dia, já que é ali que começa a sua campanha o candidato favorito, Francisco Guterres Lu-Olo (apoiado pela Fretilin), antecipando-se a presença no comício de Xanana Gusmão, líder do CNRT.

PRESERVAR A PAZ EM MOÇAMBIQUE... NESTA QUARESMA




Presidente moçambicano apela à preservação da paz por ocasião da Quaresma

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, exortou hoje os moçambicanos a guiarem-se pelos valores da paz e da reconciliação nacional, como forma de dignificarem o espírito do período da Quaresma, que se iniciou na quarta-feira.

"Que os valores fundamentais do cristianismo, como o amor ao próximo, o perdão, a reconciliação e a paz transcendam o domínio religioso para se constituírem em valores orientadores da sociedade moçambicana, porque comungados por todos nós, independentemente das nossas diferenças religiosas e de outra índole", disse Nyusi, numa mensagem enviada à comunicação social por ocasião da Quaresma.

Na mensagem, o chefe de Estado assinalou que este período deve constituir para os moçambicanos um momento de reflexão profunda sobre os valores e princípios do cristianismo.

Filipe Nyusi apelou ainda para que os propósitos que norteiam a celebração quaresmal inspirem os moçambicanos na esperança e certeza da paz, afastando os fatores que podem minar a convivência sã, harmoniosa e pacífica.

GOVERNO SÃO-TOMENSE QUER MAIS AJUDA PARA DESENVOLVIMENTO




Governo são-tomense quer maior apoio internacional para desenvolvimento

O ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades são-tomense, Urbino Botelho, apelou hoje à comunidade internacional para um maior apoio aos esforços do Governo na área do desenvolvimento do país.

O MNE são-tomense fez este pedido durante uma reunião promovida hoje pelo escritório das Nações Unidas na capital são-tomense com todos os parceiros bilaterais, multilaterais e instituições financeiras sediadas na capital são-tomense.

Urbino Botelho reconheceu que o apelo lançado pelo primeiro-ministro, Patrice Trovoada, há um ano e meio, durante a apresentação da "agenda de transformação" do país na Step in London ainda não produziu os resultados esperados, apesar da "resposta positiva de alguns" parceiros.

"Neste particular, apraz-nos constatar com satisfação a resposta positiva de alguns, apelando, contudo, para um maior engajamento da comunidade internacional nos esforços do Governo na árdua caminhada para o desenvolvimento do país, nomeadamente em setores como justiça, mudanças climáticas, juventude", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros.

"Na conferência de Londres onde foi apresentada a agenda, e nos diversos encontros bilaterais que se seguiram durante as nossas visitas de trabalho aos diversos países, ouvimos as declarações dos parceiros sobre respetivos engajamentos em relação aos projetos ", explicou.

Cerca de um ano e meio depois do Step In London, o Governo fez "o ponto da situação" para conhecer o nível de desempenho do executivo e até onde se concretizaram os compromissos assumidos pelos parceiros.

"Afigura-se-nos necessário um maior engajamento conjunto sobre o balanço a fazer, medidas e ações a serem desencadeadas para colmatar os possíveis insucessos e caminharmos na direção certa visando o desenvolvimento do país", disse Urbino Botelho.

No encontro, que decorreu nas instalações do sistema das Nações Unidas na capital são-tomense, estavam presentes os embaixadores e os chefes das organizações internacionais acreditadas em São Tomé e Príncipe.

Delegações deslocaram-se também de Libreville e Yaoundé e estavam presentes ainda representantes do Banco Mundial, Banco Europeu de Investimento, União Europeia e Banco Africano de Desenvolvimento.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Guiné-Bissau. OBRAS EM CENTROS DE SAÚDE. 7 ANOS SEM PAGAREM A EMPREGADOS DOS CORREIOS




Governo de Bissau lança obras para reabilitar 45 centros de saúde

O Ministério da Saúde Pública da Guiné-Bissau anunciou hoje que vai reabilitar 45 centros de saúde do interior do país, numa iniciativa orçada em 1,4 mil milhões de francos CFA (2,1 milhões de euros) e financiada por organismos internacionais.

Dos 145 centros de saúde que existem na Guiné-Bissau, o ministério identificou 45 que vão ser reabilitados e equipados com painéis solares, melhorados em termos de higiene e passar a ter furos de água, explicou Carlitos Barai, ministro da Saúde Pública guineense.

O projeto conta com o financiamento da União Europeia (UE), da Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional e conta também com apoio da Holanda.

As verbas dos três financiadores foram mobilizadas e encaminhadas para o Governo guineense pelo Fundo das Nações Unidos para Infância (Unicef).

CALOTE À ONU SUSPENDE VOTAÇÃO DE CABO VERDE




Cabo Verde confirma suspensão de voto na ONU

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde confirmou hoje que o país tem o direito de voto nas Nações Unidas suspenso por pagamentos em atraso, prevendo para os próximos dias o pagamento parcial da dívida.

Numa declaração à agência Lusa, a partir de Bruxelas, Luís Filipe Tavares, confirmou a existência de pagamentos em atraso a várias organizações internacionais, remetendo responsabilidades sobre esta situação para o anterior executivo do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).

"Herdamos, infelizmente, do anterior governo muitas dívidas relativas ao não pagamento de quotas a várias organizações internacionais onde estamos presentes, nomeadamente às Nações Unidas", disse.

O ministro adiantou que o atual Governo do Movimento para a Democracia (MpD) está "a negociar e a pagar, progressivamente e de acordo com as possibilidades, todas essas dívidas".

NEOCOLONIALISMO EM BRANDOS COSTUMES E DOIS EPISÓDIOS


(Segundo os “termómetros teatrais” do Martinho Júnior)

1º EPISÓDIO (“PASSIVO E APASSIVANTE”)

Martinho Júnior, Luanda  

O Primeiro-Ministro português é a primeira vítima, (segundo sua própria, “exclusiva” e redutora interpretação), do “aperto” proporcionado pelo fato formatado (?) duma Constituição que ao-fim-e-ao-cabo, para satisfazer a “maioridade” cínica e hipócrita da União Europeia, da NATO, dos interesses dos Estados Unidos nos Açores e dos da enfezada burguesia portuguesa meio-falida, meio mascarada em brios de fé e império (mas piedosamente portadora de “brandos costumes”) impõe-lhe, a cavalo nas crises e na post-austeridade, a vestimenta dum surrealista “colete-de-forças” com a separação dos poderes formais!

O primeiro desses poderes “separados” e para o Primeiro-Ministro português impossíveis de vencer (estarão de costas voltadas uns contra os outros?), é o do Presidente da República, o segundo, o da Assembleia da República, o terceiro, é o do aparelho da douta Justiça e, finalmente, o quarto, o da breguilha do Governo!…

Angola. SERÁ ESTE O FIM DO SONHO POLÍTICO DE MANUEL VICENTE?


As suspeitas de corrupção que recaem sobre o vice-presidente, em Portugal, afectam a sua ambição de suceder a José Eduardo dos Santos.

Apontado como um dos possíveis sucessores de José Eduardo dos Santos à frente dos destinos do MPLA, Manuel Vicente, actual vice-presidente da República, é suspeito de ter corrompido um magistrado português. O caso ameaça as intenções políticas de Manuel Vicente. E volta a baralhar o processo de substituição de José Eduardo dos Santos.

Se a posição de Vicente dentro do MPLA era frágil à partida, por diversas razões, o caso judicial que envolve o vice-presidente da República praticamente afasta-o da liderança do partido. O sonho de ser presidente da República está em vias de ser adiado, como aconteceu com outras figuras do MPLA que pensavam ter o caminho aberto para chegar ao topo.

Manuel Vicente é suspeito de corrupção activa pelo facto de duas transferências bancárias, que totalizam um montante de 200 mil euros (cerca de Kz 36 milhões), terem sido feitas para uma conta de Orlando Figueira pela Primagest, uma sociedade associada à Sonangol, precisamente quando o actual vice-presidente era o PCA da companhia petrolífera estatal. As denúncias partiram de Angola.

Angola. A PÁTRIA EM PRIMEIRO LUGAR ESTÁ NA ESCOLA


António Jorge*, Luanda

É a escola primária um local privilegiado, onde em primeiro lugar se forja mais e melhor a consciência nacional de um povo e de um país, para toda a vida.

 ...e se bem que os manuais escolares não devam reflectir ou acentuar os aspectos de natureza político-ideológica em beneficio de nenhum partido, devem por outro lado, ter a preocupação de estimular nos alunos além da tolerância entre todos nas diferenças naturais,... deverem ter em primeiro lugar, como preocupação a salvaguarda da unidade nacional em torno de uma bandeira, e de uma pátria de todos para todos e da sua história, mais ainda quando a liberdade é uma conquista recente, e obtida ao fim de séculos de opressão, com muita luta, sangue, sofrimento e muitas lágrimas na luta contra o colonialismo, pela libertação e dignidade de um povo na conquista da sua independência.

Não se pode por isso, sob qualquer pretexto e mais ainda quando por processos ilegítimos e para fins comerciais e financeiros de enriquecimento pessoal e de terceiros, alienar o dever de manter a vigilância em aspectos essenciais do desenvolvimento da consciência nacional e dos interesses pátrios de uma jovem nação, nomeadamente e principalmente a partir das escolas.

PARLAMENTO EUROPEU APROVA REFORÇO DO COMBATE AO BRANQUEAMENTO FISCAL


Regras mais apertadas continuam a depender do sistema financeiro

As alterações à directiva da Comissão Europeia de combate ao branquemaneto de capitais, aprovadas esta segunda-feira nas comissões de Assuntos Económicos e de Justiça e Assuntos Internos do Parlamento Europeu (PE), procuram, no fundamental, combater todos os mecanismos destinados a preservar o anonimato e que deixam na sombra a identidade daqueles que usam paraísos fiscais e o sistema financeiro para «lavagem» de dinheiro obtido por actividades ilícitas tão diversas como tráfico de droga, corrupção ou fraude fiscal.

A proposta de alteração da directiva, aprovada em Julho de 2016, aponta para a obrigatoriedade de ser mantido um registo onde serão inscritas todas as chamadas «entidades beneficiárias» do conjunto de veículos e instrumentos usados para branquemento de capitias, sejam empresas, fundações, fundos fiduciários ou outros, sendo que o acesso público a estes dados passa a ser considerado como norma e não uma excepção.

Portugal. PT/ALTICE. COMO SE DESTRÓI A RIQUEZA NACIONAL


Como é possível, depois de todo este lamaçal de corrupção e incompetência das chamadas «elites» dos negócios e da finança, que sugou os fundos necessários para o desenvolvimento do país, continuarmos a ver as mesmas caras a perorar, como se nada se tivesse passado, elogiando as virtualidades bondosas da privatização das grandes empresas nacionais?


s poucos, vai-se levantando o véu sobre as compras e vendas passadas da Portugal Telecom (PT) e as suas perigosas ligações com os Espírito Santo e membros dos sucessivos governos PS, PSD e CDS, apimentadas pela tentativa de OPA da Sonae, o oportuno fim da golden share e os benefícios e artifícios fiscais concedidos pelos partidos do «arco do poder» que lhe apoiaram os negócios mais cinzentos, enchendo os bolsos dos grandes accionistas, esvaziando mais os cofres públicos.

Ilustrando mais um presumível caso de promiscuidade e corrupção envolvendo os grandes grupos económicos e o poder político das últimas décadas, alguns pormenores começaram a aflorar com o anúncio da constituição como arguidos de Henrique Granadeiro e Zeinal Bava, os gestores-maravilha da PT, acusados pela dolosa transferência de 900 milhões para a Rioforte, do Grupo Espírito Santo (GES), quando este já se estava a afundar nas aldrabices da família e dos seus cúmplices.

Portugal. NÚNCIO JÁ MENTIU UMA VEZ. É ESTA A VERDADE TODA?


Ana Sá Lopes – jornal i, editorial

Uma das coisas feias de todo este processo – para além da subvalorização de não terem sido publicadas as estatísticas, como mandam as boas práticas de combate ao branqueamento de capitais – é aquele momento em que Paulo Núncio mente ao Diário de Notícias e culpa a Autoridade Tributária de uma coisa que o faz, no sábado, “assumir a responsabilidade política”

A explicação que deu para culpar quem estava sob a sua tutela era detalhada e feita por escrito. Núncio não foi apanhado em falso como um menino da escola primária: teve tempo para pensar no que dizia. Escolheu mentir.

No dia 24 de fevereiro, por escrito, Núncio diz “o despacho do [seu] antecessor [Sérgio Vasques] determina que a DGCI (atual Autoridade Tributária) divulgue na sua página a informação relativa a transferências financeiras para paraísos fiscais”.

Na mesma resposta, Núncio sustenta: “O despacho de visto não é uma oposição à respetiva divulgação, uma vez que a AT já estava obrigada a publicar a estatística com base no despacho do meu antecessor”. Só depois do desmentido de Azevedo Pereira, que foi diretor-geral dos Impostos entre 2007 e 2014 – que contou que o pedido de divulgação das transferências foi feito por três vezes e aos costumes Paulo Núncio nada disse, é que o ex-secretário de Estado veio “assumir responsabilidades políticas”.

Portugal. "Milagre vamos celebrar o de Fátima. Resto saiu do pêlo dos portugueses", diz Marcelo


Marcelo responde a Teodora Cardoso. Resultado do défice “ saiu do pelo e do trabalho dos portugueses”.

A presidente do Conselho de Finanças Públicas admitiu, esta quinta-feira, que os resultados alcançados pelo país no que toca ao défice são “até certo ponto”, um “milagre”. Teodora Cardoso considera ainda que o Portugal poderá (caso se venha a confirmar a saída) entrar novamente em Procedimento por Défice Excessivo.

Confrontado com estas declarações – feitas numa entrevista ao Público e à Rádio Renascença – o Presidente da República recusou, com humor, a ideia defendida por Teodora Cardoso. “Milagre em Portugal só vamos celebrar um: o de Fátima. Pelo menos os crentes, como eu”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

“Tudo o resto não é milagre, saiu do pêlo e do trabalho dos portugueses desde 2011/2012”, acrescentou, questionado pelos jornalistas à margem de uma visita da Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas, no Porto.

Goreti Pera, em Notícias ao Minuto – Foto: Global Imagens

Portugal. BES: PS em "reflexão" sobre novos dados relativos à ação de Carlos Costa


O líder parlamentar socialista afirmou hoje que os novos dados que indiciam uma ação tardia do governador do Banco de Portugal (Bdp) no caso Banco Espírito Santo (BES) constituem "objeto de reflexão", confirmando "falhas significativas" da supervisão.

Esta advertência foi transmitida por Carlos César aos jornalistas no final da reunião semanal do Grupo Parlamentar do PS, após ter sido confrontado com o teor da primeira parte de uma reportagem emitida na quarta-feira pela SIC sobre o caso BES, com incidência na atuação da instituição liderada por Carlos Costa no segundo semestre de 2013.

Segundo essa reportagem da SIC, técnicos do BdP assinaram uma nota informativa interna, logo em novembro de 2013, na qual punham em causa a continuidade de quatro administradores do BES e sugeriam mesmo o afastamento imediato do presidente, Ricardo Salgado.

"Se as pessoas se derem ao trabalho de fazerem uma retrospetiva sobre o tratamento dessa questão por parte do PS, vão concluir que, na oportunidade, este partido deu a sua opinião, salientando que o Banco de Portugal podia e devia ter tido uma intervenção nesse sentido. Mas a matéria está a ser objeto de reflexão por quem a deve fazer", declarou o presidente dos socialistas.

JUSTIÇA POR CAMINHOS ESCONSOS… O “CURTO” DE HOJE MEXE NA FOSSA!


Ricardo Salgado, Bava, Bataglia, Granadeiro e outros que tal. A cafeína do Expresso Curto abre e aborda o bando de bandidagem no âmbito da Operação Marquês. Sabe-se que Sócrates já “papou” um ano de prisão, assim, como não quer a coisa. O Salgado e os outros muchachos é que não. O juiz que é super é mesmo super, aqui têm a prova. Ainda para mais por Salgado (e outros?) estarem nos “embrulhos” de outras “operações” e com processos e investigações em curso. Ou será que não é nada disso. Ou será que no caso de Sócrates prendem e depois investigam, no caso de Salgado… é que não. Pois. E se os prendessem a todos até apurarem os crimes que cometeram? Ah, o estado de direito que serve para uns mas esses são poucos… Pois. E destes, se um deles fosse mesmo um esfarrapado (os esfarrapados não cometem crimes destes, de lesa povos e países) então o desgraçado estaria por anos na prisão até por fumar um charro mal amanhado no autocarro da Carris ou dos STCP. Carago, mas que estado de direito, mas que democracia!

Fiquemos cientes que dos da lista de DDTs o mal deles vai ser batatas. Justiça, onde andas? Por caminhos esconços, sabemos. Mas quanto esconsos são?

Tudo o que é atrás dito para nada conta e é inusitado? Pois. Até configura um crime. Já sabemos disso. E adiante que se faz tarde.

Fiquem com o Curto do Expresso e outros crimes. E há Miguel Relvas, o "novo rico", além de utilidades escolhidas pelo escriba de serviço no pasquim do tio Balsemão (estamos a brincar, oh titio). Aproveitem a cafeína após o almoço (se almoçarem). Amanhã há mais. Certo é que o Curto de hoje mexe na fossa pestilenta que perdura doentiamente neste país. - MM / PG

Mais lidas da semana