sexta-feira, 5 de maio de 2017

PORTUGUESES ESCRAVOS DOS NAZIS SÃO HOMENAGEADOS EM MAUTHAUSEN


Perto de 500 nacionais sujeitos a trabalhos forçados e a prisões estão identificados. O número vai crescendo, na investigação do Instituto de História Contemporânea

É uma investigação completamente nova a que uma equipa do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa está a fazer há dois anos, com financiamento da fundação alemã EVZ . Esta instituição debruça-se sobre o enorme conjunto de 12 milhões de estrangeiros submetidos a trabalhos forçados, que mantiveram a funcionar a economia de guerra alemã, ocupando o lugar dos homens mobilizados para as frentes de batalha. O foco dos historiadores deixou assim de ser o universo mais restrito dos prisioneiros de guerra e das vítimas diretas da ideologia nazi para entrar na mundo do trabalho.

Partindo de fontes muito variadas, estão identificados 70 portugueses internados nos vários campos de concentração do III Reich, 53 dos quais morreram antes do fim da Segunda Guerra, e mais 376 submetidos a trabalhos forçados, um quarto dos quais mulheres. O número está sempre a crescer, num conjunto muito heterogéneo onde se cruzam judeus, católicos, combatentes republicanos da Guerra Civil de Espanha, emigrantes em França e trabalhadores que, voluntariamente ou não, foram recrutados para grandes empresas, pequenas oficinas ou mesmo casas particulares, no quadro do esforço de guerra alemão.

No próximo domingo, Augusto Santos Silva estará em Mauthausen, o campo de concentração localizado perto de Linz (Áustria) onde foram internados muitos espanhois e italianos - e portugueses, em menor número. O ministro vai colocar uma placa de homenagem às vítimas portuguesas, lado a lado com as que já lá existem por iniciativa de outras comunidades. Com ele estarão os investigadores do IHC António Carvalho e Ansgar Schäfer. O coordenador da equipa de investigação, Fernando Rosas, não poderá ir, por razões de saúde.

Portugal |Aparições em Fátima |"O meu pai assistiu ao 13 de outubro, mas não viu nada"


Sérgio Ribeiro, antigo eurodeputado comunista, conta que o seu pai, Joaquim Ribeiro - que dará nome a um Centro de Documentação - assistiu aos acontecimentos de 13 de outubro de 1917 e garantia nada ter visto

Quando combinámos esta entrevista estava em Fátima. Podemos saber o que foi lá fazer?

Estava no Colégio do Sagrado Coração de Maria. Fui lá pela 13.ª vez consecutiva. Convidaram-me uma vez, parece que não desagradei às freiras... e todos os anos me convidam. No ano passado houve um pequeno incidente com um pai que não gostou que eu tivesse sido convidado, e escreveu ao colégio a dizer que não deviam convidar gente como eu. Não sei porquê...

Gente comunista?

Sim... escreveu uma carta um pouco complicada, a que eu respondi em termos que acho civilizados. E este ano não esperava ser convidado.

Mas foi...

... e foi muito agradável estar com os miúdos.

Que idade tinham?

13 anos, na sua maioria. Estavam ali à minha frente e eu a lembrar-me dos primeiros que me ouviram ali, e que têm agora 26 anos.

E nestes encontros o que procura transmitir aos miúdos?

Duas coisas: primeiro, que na idade deles comecei a olhar à minha volta e via coisas de que não gostei e tentei fazer alguma coisa para mudar. Mas como nessa altura não havia liberdade, só opressão e perseguição, sofri as consequências. Foram desagradáveis, com prisão, com tortura, com morte, com assassinatos de amigos...[é o que vou relatando aos miúdos em linguagem que procuro acessível] mas que me deram uma enormíssima alegria... ter estado preso no 25 de Abril e ter saído para a liberdade. Ter nascido segunda vez.

Portugal | O “MILAGRE DE FÁTIMA” NUNCA EXISTIU


Negar as “aparições” não é novidade, por parte de ateus e de agnósticos como eu. Novidade, isso sim, é ouvir vozes da própria Igreja negá-las

Alfredo Barroso | jornal i | opinião

A liberdade e a democracia em que vivemos há mais de 40 anos permitem que eu afirme, sem cometer qualquer sacrilégio, que o “Milagre de Fátima” nunca existiu. É produto do analfabetismo, ignorância e crendice de três crianças aterrorizadas pela imagem de um Deus cruel, vingativo e castigador, tal como lhes era apresentado pela pregação constante do terrível conteúdo do livro “Missão Abreviada”, do padre Couto, publicado em 1859, destinado “particularmente (ao) povo de aldeia” para “despertar os descuidados, converter os pecadores e sustentar o fruto das missões”.

A própria Igreja começou por não dar crédito à narrativa das “aparições”, sobretudo à conversa de Lúcia – os seus primos Francisco e Jacinta nunca abriram a boca – com uma Nossa Senhora “sem cabelo e sem orelhas” à vista, que falava português fluentemente e que Lúcia ganhou o hábito de interpelar com um “Vossemecê que me quer?” quando ela lhe “aparecia”. E a verdade é que a Igreja só reconheceu oficialmente a primeira “aparição” – houve imensas, como se sabe – 13 anos depois, em 1930, na onda do golpe militar do 28 de Maio (de 1926) e já com Salazar no poder, a preparar a institucionalização do regime ditatorial do Estado Novo. O “milagre de Fátima” tornou-se uma arma de arremesso contra a República, a liberdade e a democracia, contra o ateísmo e o comunismo, numa clássica aliança entre “a espada e o hissope” sob a égide do ditador Salazar.

BLOCO CENTRAL ESTÁ VIVO E RECOMENDA-SE, PRONTO PARA A LUTA CONTRA TRABALHADORES




Se há quem tenha dúvidas elas deviam dissipar-se aqui e agora: o Bloco Central (PS-PSD-CDS) está vivo e sempre pronto para a luta contra os trabalhadores, em favor dos que à custa do esforço e trabalho de outros vivem no fausto e tantas vezes na impunidade de irregularidades e crimes que vão cometendo.

Segue-se a notícia sobre mais uma das arrancadas que os do PS no Parlamento fizeram para negar melhores condições para os trabalhadores em Portugal. Seria o reforço da contratação coletiva, claramente rejeitado pelos partidos do Bloco Central que nos tem trazido até ao atual descalabro durante os 43 anos de democracia. Democracia que, aliás, se encontra a definhar, sob a ditadura dos que alinham sistematicamente com a alta finança, dos que roubam aos pobres para beneficiar os ricos. Tem também sido o PS a traçar e a impor esse caminho para Portugal e para os portugueses. Agora sob a máscara de algumas medidas um pouco mais à esquerda porque tinha de ser, face à revolta que cada vez mais se instalava por entre os portugueses. Só que essa revolta continua latente e maior será por cada vez que o PS guinar à direita, à sua posição de Bloco Central que nos tem arruinado para benefício de uns quantos amigalhaços a quem também tem vindo a servir de cúmplice. Não nos iludamos, o PS é do Bloco Central e somente está a representar agora umas quantas cenas com laivos de esquerda na cegada mal engendrada e que acabará por os desmascarar aos olhos de uns quantos crédulos. Os portugueses estão a viver o período que é suportado pelo modo “enquanto o pau vai e vem folgam as costas”, mas o pau está lá, nas mãos daquele Bloco Central, e continua a cair sobre os trabalhadores portugueses, sobre os portugueses mais carenciados, que não o sentem bater com força real porque o PS os tem anestesiado. Perceba isso mesmo com os seus próprios olhos se continuar a ler.

MM | PG

Portugal | Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto




O fim de semana está quase, quase a chegar. Espreite as sugestões culturais gratuitas que temos para si.

Das exposições aos mercados, do cinema à boa música, seja em salas de espetáculos ou ao ar livre, são muitas as coisas que pode ver e desfrutar sem que a sua carteira tenha de emagrecer.

O Notícias ao Minuto esteve à procura de eventos para todos os gostos, em Lisboa e no Porto, para o fim de semana que agora chega. Aproveite para ver as sugestões que descobrimos para si.

Mas antes de passarmos aos eventos propriamente ditos, há uma lembrança a fazer: o próximo domingo, dia 7 de maio, é o primeiro domingo deste mês, e como já é habitual isto é sinónimo de entrada livre em muitos museus pelo país fora.

MOREIRA CORRE COM PS | DE MUITOS E GRANDES VIGARISTAS TAMBÉM REZA A HISTÓRIA




Bom dia e bom almoço. Depois do repasto vai cair bem a cafeína da realidade, pois por aqui a cafeína é apenas virtual. O Curto de hoje vem pela lavra de Miguel Cadete. Vem lançado com as eleições em França e o duelo Macron versus Le Pen, a Marine Fasciste. Não vamos por aí porque os franceses é que sabem se querem fome e porrada, limitações severas da liberdade, ou se não querem. Se escolherem fome e porrada e um grande adeus à liberdade, à democracia (mesmo que seja mínima), então, mes amis, o problema é vosso no imediato (depois também será da Europa). Au revoir, mon cher ravi par le serpent fasciste!

Para nós existem outros temas que queremos salientar nesta abertura que vai desembocar no Expresso Curto. Para já o Rui Moreira presidente do município do Porto, esse tal independente que venceu nas eleições anteriores, teoricamente sem o apoio do PSD mas com o do PS e do CDS. Nas eleições que se aproximam, as autárquicas, Rui Moreira vai novamente às boas, é candidato. Independente, sem o apoio teórico do PSD. Vai a uma reeleição (mais que certa) mas só com o apoio do CDS (declarado). Moreira escamou-se com o PS por via do dito e redito pela secretária-geral-adjunta do partido chefiado pelo Costa. Ela tem a boca grande e por isso desagradou a Moreira, que quer ser independente (esta é para rir). A senhora disse e redisse que Moreira iria ganhar o Porto e isso seria uma grande vitória do PS. Moreira não gostou e mandou o PS às urtigas. É tudo golpes e contra-golpes, política porca, como de costume. Eles é que já estão tão habituados às políticas porcas que acham isso tudo natural. Está bem.

Moreira vai ganhar e o PS está metido numa camisa de 200 varas porque não tem candidato com força para fazer figura decente nas eleições autárquicas no Porto. Fim da história. Por agora.

Falemos agora do grande vigarista Ricardo Salgado (por tudo que sabemos e não sabemos, o visto e o não visto). É dito mais em baixo que o sujeito desviou 4,5 milhões de euros para uma conta bancária da sua mulher, na Suíça. Ora, ora, e foram só estes milhões? Dele esperamos tudo… de mau. É que a conclusão foi da lavra dos que investigam a tal Operação Marquês, o Caso Sócrates. De Sócrates ainda estamos para ver mas que aquele salafrário Salgado aparece com ares de DVT, para além de DDT, isso é limpinho e nem tem espinhas. DVT? Perguntarão. Pois, Dono das Vigarices Todas. Só por isso, pela sua propensão vigarista, era Dono Disto Tudo. Fará figura na história, provavelmente ainda mais condecorado por seus pares. De muitos e grandes vigaristas também reza a história.

E que tal se acabarmos aqui esta lauda costumeira que colamos ao Expresso Curto? Boa ideia!

Bom fim-de-semana. Não vá ao futebol, deixe-os a berrarem até que aquela máfia toda ganhe juízo e decência. Continue a ler, o Curto vale isso. O autor também, senhor Cadete, com galões de diretor-adjunto lá no burgo Balsemão Bilderberg. Pois.

MM | PG

Mais lidas da semana