domingo, 8 de abril de 2018

ANGOLA | Do convite ao crime ao luto por Jaka Jamba


Fernando Vumby | opinião

NÃO SE JULGAR E NÃO SE CONDENAR JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS É UM CONVITE AO CRIME

Ate agora todas as denuncias feitas por gente engajada em investigações de desvios e verdadeiros roubos feitos aos cofres públicos em Angola apontam que tudo foi feito com a assinatura de JES, além disto já faz tempo que se conseguiu provar publicamente de que JES é um criminoso se considerando que nomes de bancos e ate números de contas no estrangeiro foram mostrados à imprensa nacional publicamente.

Se o Brasil pediu contas julgando e condenando um ex-presidente , da mesma forma que a África do Sul está fazendo com Suma um corrupto nem por isso de maior dimensão que JES, porque Angola não faz o mesmo?

Os roubos , uso e abuso dos dinheiros públicos por parte JES , sua família e uns tantos mesmo já tendo atingido níveis alarmantes com consequências tão dramáticas mais do que qualquer guerra que existe hoje no mundo , ainda assim parece que nada pode ser feito porque Zé Du foi consagrado num santo poderoso e intocável.

Ate nisto nota-se que o país não está , nunca esteve e custa crer que alguma vez estará á ser governado por gente séria , basta olhar que as regras básicas para se punir aqueles que cometem crimes como os cometidos por JES e outros , estarem á cada dia que passa cada vez mais se distanciando quando comparados com a realidade mundial.

O que separa Angola do resto do mundo são os índices gigantescos de crimes de corrupção e lavagem de capital cometidos , autorizados , estimulados e protegidos pela própria presidência da republica que ficam impunes porque se diz popularmente que faltam homens com tomates para enfrentar o todo poderoso JES , num país onde governante que não rouba se pode contar nos dedos de uma só mão.

O QUE PODE SER FEITO AFINAL PARA SE RESOLVER ISSO?

Claro que existe uma solução que nem precisa ser mágica , nem com tiro na cabeça á cada um dos criminosos , chicotadas ou facadas quando apanhados distraídos como ja deve ter passado pela cabeça de alguns.

O único incentivo para se punir essa gente que vocês mesmos que vivem ai são obrigados á considerar de governantes mesmo cometendo dos crimes mais horríveis, é a eficácia da lei que deveria ser igual para todos , sejam eles quem for , chamem-se eles como se chamarem , claro onde o valor da lei constitucional não é inferior aos restos de merda lançados nos becos do Marçal ou Sambizanga por exemplo...

JOVENS EM MALANJE ELES MOSTRARAM QUE AINDA NÃO PERDERAM O ENCANTO DE SONHAR!

Não tenho duvidas de que a nossa grande , maior riqueza e garante do futuro de Angola são mesmo os jovens.

Estes que ainda não perderam o encanto de sonhar e acreditam que é preciso eles mesmos fazerem alguma coisa para chamarem á atenção , pois confiar e esperar que os outros façam por eles é como diz várias vezes o meu amigo Fernandes Cabral contar com o ovo no cú da galinha.

Foi um espetáculo belíssimo ver aqueles jovens cantando em coro como se ja tivessem ensaiado antes palavras de ordens chamando e tratando ladrões pelo seu verdadeiro nome , gritando e agitando cartazes contra aqueles que lhes roubaram á esperança para chamarem a nossa e a atenção do mundo inteiro.

Diante de todos os problemas e dificuldades com que os jovens angolanos se debatem estes jovens em Malanje pela sua atitude já se constituíram nos verdadeiros porta vozes da juventude de todo o país .

A única ( pena ) foi não ter sido milhões de jovens tomando as ruas da Catepa , Ritondo e Maxinde para que o som das cantigas fossem mais eletrizantes , mesmo assim não deixou de ser bonito ter visto aqueles jovens pacificamente gritando fugidos por algumas horas das redes sociais para defenderem os seus direitos ocupando as ruas da cidade.

Assim com sinais como este aos poucos vocês jovens , estão transformando em luta os vossos sonhos de um futuro melhor do que este amontoado de corruptos misturado na mesma merda dos quais temos cada vez mais dificuldades em dar conta quem é diferente do outro , dado a forma como caminham de braços dados e solidários uns com os outros .

ATE ISTO, JOÃO LOURENÇO, CRIAR UM ORGANISMO PARA FINGIR QUE VAI COMBATER A CORRUPÇÃO?

Este tipo de ilusões vendidas já desde os tempos de José Eduardo Dos Santos de que corruptos serem sim também capazes de combater á corrupção já parecem aquelas fantasias que geralmente se vende á crianças para acreditarem que o pai natal na realidade existe , e que é ele que quem lhes traz as prendas entregues por Deus.

E mesmo se vivendo num país onde a grande maioria da população é analfabeta em política , com apenas 20% da população que tem alguma consciência política seja para o bem como para o mal , enquanto os restantes 80% não passa de massa de manobra , á venda deste tipo de ilusões e fantasias aos poucos começa á se constituir numa ofensa á dignidade dos angolanos .

Como é que ate você João Lourenço , mesmo sendo parte da elite mais corrupta nacional , em vez de aos poucos tentar se desmarcar desta corja e restos humanos , ainda assim vir vender esta ilusão ao povo angolano de que criou um organismo para combater á corrupção , quando todos os seus membros são do mesmo MPLA que ao longo de tantos anos consolidou e solidificou a sua filosofia de vida com base na corrupção que tem sido o garante da sua existência ?

Um combate sério contra a corrupção em Angola só será feita , quando nomes de juristas com exemplos dados como bons profissionais estarem á cabeça de organismos ou comissões criadas para o efeito e não com assalariados da classe mais corrupta do país constituída por generais do mpla.

Quando um dia vermos nomes como os de David Mendes , Fernando Macedo , Luís Nascimentos e outros tantos que todos nós os conhecemos quem são , fazendo parte de tais comissões ou organismos , logo que não se lhes coloquem cortinas de ferro pela frente , nem uma resma de veneno na chávena do café , com total autonomia para fazerem o seu trabalho então ai sim , este combate será visto com outros olhos e com mais seriedade.

Termino este texto deixando aqui uma pergunta para quem quiser me responder por favor: (A culpa desta situação toda que tem permitido á venda de ilusões de quase todo o tipo aos angolanos , não será também da oposição política que praticamente entregou o ouro todo ao bandido , ao aceitar na maioria dos casos ate o inaceitável ?)
Mas oxalá que não seja tarde o dia que os angolanos correrem todos juntos e de braços dados por trás de um prejuízo causado também por causa da sua própria covardia , pois deste jeito tudo indica que o drama está apenas começando ...

JAKA JAMBA, ESTOU DE LUTO PELA MORTE DE UM DOS HOMENS QUE MAIS ADMIREI

Não faz tempo quando acabei de escrever o meu primeiro texto sobre o mesmo , ainda disse á uma amiga alemã que estava ao lado , de que não gostaria de um dia morrer , sem conhecer pessoalmente Jaka Jamba , depois que tive o privilegio em ter conhecido Samakuva e Alcides Sakala outros grandes mestres com quem se aprende muita coisa sem gastar se quer um tostão.

Conheço muitas história sobre Jaka Jamba , quando ainda na flor da sua juventude como estudante em Portugal e algumas dessas histórias já tinha mesmo preparado para a cronica Nr.( 2) onde falaria dele naturalmente testemunhando a sua lisura e honestidade como cidadão e como político.

Uma particularidade nele que chamava sempre á atenção á qualquer um que estivesse ao pé si , isto no dizer de pessoas que o conheceram pessoalmente , era a forma educada e respeitosa como sempre tratava os outros.

Mas antes de me alongar , fica aqui o meu respeito ao exemplo de cidadania de Jaka Jamba , e meus sinceros sentimentos de pesar á sua família em especial e no geral á todos os homens de bem deste país que choram pela sua morte.

Que Deus conforte a família desse grande homem tão querido em Angola por todos os angolanos e não só , um homem de quem vamos sentir tanta falta no contexto político atual angolano , um verdadeiro ícone de valores marcado pela sua simplicidade , seriedade e honestidade .

Fatos evidenciados nas mais de 400 mensagens de condolências que ja li pelo menos até hoje ás 14horas local , e relatos anteriores , e isso demonstra o quanto era querido , respeitado e admirado por toda a classe política nacional e internacional.

Em meu nome pessoal , de todos os meus filhos que se interessam pela situação de Angola , e de amigos estrangeiros que as vezes ate me dão recortes de jornais alemães que falam de Angola , quero registar nosso sentimento de gratidão pelo esforço e forma como Jaka jamba dignificou Angola e os angolanos junto da UNESCO , como político e cidadão exemplar .

Já tenho um pequeno relato resumido sobre algumas possíveis causas da sua morte , mas entretanto , nada melhor do que esperar que seja a própria UNITA á se pronunciar se achar necessário .

Enquanto isto resta-nos continuar á chorar pela morte deste homem de vida publica a quem muitos políticos deveriam se espelhar , admirado , de carácter integro e conduta ilibada .

Descanse em paz Jaka Jamba.

Fórum Livre Opinião & Justiça - Fernando Vumby

Sem comentários:

Mais lidas da semana