sábado, 28 de abril de 2018

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto


Irá deparar com eventos de sexta-feira (27) mas esses só fazemos constar aqui para o aliciar a tomar mais atenção ao Notícias ao Minuto às sextas-feiras. Terá de alinhar e aproveitar as borlas só de hoje e de amanhã (28 e 29). É que já não há almoços grátis e eventos culturais são cada vez menos os que pode desfrutar de borla. Ora veja o que perdeu e o que ainda pode recuperar a partir de agora e até amanhã, domingo. (PG)

Fique a conhecer as sugestões de borlas culturais que temos para si neste fim de semana

Já sabe o que vai fazer este fim de semana? Como é habitual o Notícias ao Minuto deixa-lhe algumas sugestões culturais e a melhor parte? São gratuitas. 

Há grande diversidade cultural nos próximos dias. Há peças de teatro, concertos, exposições, feiras e mercados à escolha do freguês.

O Museu do Oriente continua a celebrar os seus 10 anos e presenteia quem o quiser visitar com exposições, palestras e workshops que lhe dão a conhecer mais profundamente as diferentes culturas asiáticas. 

Aproveite por isso as nossas sugestões para os dias 27, 28 e 29 de abril.

Grande Lisboa

Feira da bagageira em Benfica

A itinerante feira da bagageira vai decorrer este fim-de-semana no Mercado de Benfica. Artigos em segunda mão, velharias, reciclados e projectos inovadores. DJ, Animação, massagens e ateliers de reciclagem. O desafio é simples: vá de carro e faça da bagageira do seu automóvel a banca de vendas. No fim, feche a mala e regresse a casa. A feira decorre durante este domingo, 29 de abril.

'Assim Termina o Lamento' no ILGA

Não perca a oportunidade de assistir à peça de teatro da autoria do Grupo Gesto, 'Assim Termina o Lamento'. Esta peça conta a história de sete mulheres que partilham dores, fobias e lamentos numa só voz. Cada uma delas vive o momento e ri-se de si própria. Este trabalho foi criado a partir de memórias de algumas personalidades femininas de épocas diferentes e está ainda a surpreender neste processo de criação. Com encenação de Margarida Barata, para ver no ILGA - Centro LGBT esta sexta-feira às 21h30.

Mercado da Diversidade

A VIII Edição do Mercado da Diversidade vai decorrer este sábado. Pode ficar a conhecer melhor culturas diferentes através do artesanato, moda e gastronomia. Tem lugar no Lugar de Fala, na Calçada do Cascão, entre as 9h30 e as 17h00.

Pedaços d'Alma

Foi inaugurada na passada sexta-feira nas instalações de Galiarte - Espaço Artístico uma exposição a solo de Gália Henriques intitulada 'Pedaços d'Alma'. A mostra estará aberta ao público até ao próximo dia 11 de maio. É aproveitar.

Domingos no Mundo

Um dos espaços mais privilegiados de Lisboa no que a vista diz respeito dá-nos música todos os fins de semana, com o bom sabor das misturas culturais. Este domingo a música fica a cargo dos Ginga à Milanesa.

Onde
Costa do Castelo, 7 - Lisboa
Quando
Domingo, 29 de abril, às 22h30
Uma década de Museu do Oriente

O Museu do Oriente organizou uma festa de celebração dos dez anos que vai durar até dia 27 de maio.  Há exposições, concertos, palestras e workshops. A oferta? As entradas ao domingo são de borla. Saiba tudo aqui.

Fingertips ao vivo na Fnac

No ano em que comemoram 15 anos de carreira, Zé Manuel está de volta aos Fingertips para apresentar '15', um álbum inédito que inclui, entre os seus maiores êxitos, material original nunca antes editado. A banda vai dar uma série de concertos este fim-de-semana em várias lojas da Fnac.

Fnac do Cascais Shopping
  Sábado, 28 de abril, às 17h
Fnac do Vasco da Gama
  Sábado, 28 de abril, às 21h30
Fnac do Alegro      
 Domingo, 29 de abril, às 16h
Fnac do Colombo 
 Domingo, 29 de abril, às 19h

Raparigas da Faixa de Gaza

Gaza Girls: Growing Up in the Gaza Strip (Raparigas de Gaza: Crescer na Faixa de Gaza) é uma exposição de fotografia construída no espaço público, da autoria da fotojornalista Monique Jaques, que oferece uma perspetiva sobre as vidas de mulheres jovens que crescem e chegam à idade adulta no convulsionado território do Médio Oriente. A exposição vai estar patente na Alameda dos Oceanos até ao próximo dia 30 de abril.

Grande Porto

Exposição Coletiva de Pintura e Fotografia

A Cordeiros Galeria, no Porto, conta com uma exposição Coletiva de Pintura e Fotografia nos meses de abril e maio. São vários os artistas que estão a mostrar os seus trabalhos. Saiba mais clicando aqui.

Dia da Dança este Dominguinho

O MAR Shopping continua a dar-nos Dominguinhos, manhãs de domingos com animação a pensar na pequenada. Este domingo, 29 de abril, há Dia da Dança. É gratuito mas será necessário inscrição. Inscrições e mais informações aqui.

Stand-up Philosophy

Há stand-up comedy... e stand-up philosophy. O Humor e a Filosofia sempre andaram e andam de mãos dadas. Pedro Pescador junta filosofia e humor. Há encontro marcado para este domingo, a partir das 17h, na Fnac do MarShopping.

Centro Português de Fotografia

Entre fotografia contemporânea e histórica, há sempre exposições para espreitar no Centro Português de Fotografia. Localiza-se na Cadeia da Relação do Porto, a cadeia oitocentista onde, por exemplo, Camilo Castelo Branco esteve detido. A entrada é sempre gratuita. Clique aqui para espreitar as exposições atualmente patentes.

Onde
Largo Amor de Perdição
Quando
De terça a sexta das 10h às 18h, sábados, domingos e feriados das 15h às 19h. Encerra à segunda

Adriana Marques ao vivo na Fnac

Acompanhada de Carlos Leitão na viola, Carlos Menezes no contrabaixo e Custódio Castelo na guitarra portuguesa, a fadista Adriana Marques apresenta o seu novo projeto, 'Simplesmente' com vários concertos nas lojas da Fnac no Porto este fim-de-semana.

Fnac do Santa Catarina
  Sexta-feira, 27 de abril, às 18h30
Fnac do Norte Shopping
  Sexta-feira, 27 de abril, às 22h
Fnac do Gaia Shopping
  Sábado, 28 de abril, às 17h
Fnac do Mar Shopping
  Sábado, 28 de abril, às 22h

Um olhar sobre Varanasi

A objetiva do fotógrafo Tiago Figueiredo leva-nos a uma viagem de cor e cultura pela Índia, o lugar continuamente habitado mais antigo do mundo, a cidade de mil rostos onde vida e morte passeiam de mãos dadas. A exposição estará patente na Fnac do Norte Shopping até dia 10 de maio. 

Bom fim de semana e boas descobertas culturais!

Fábio Nunes | Notícias ao Minuto | Foto: Stock/DR

Sem comentários:

Mais lidas da semana