domingo, 24 de junho de 2018

Bruno de Carvalho caiu em pé, interesses esconsos e o quarto poder destituíram-no


Bruno de Carvalho deixou de ser presidente do Sporting, foi destituído por votação de sócios na Assembleia Geral realizada ontem (23). Já se ouviu Bruno dizer que houve manipulação de resultados nos votos. Talvez. Nestas coisas de grupos de interesses nunca se sabe quem é detentor da verdade. Que existem grupos de interesses alheios aos do Sporting podemos acreditar. Assim como foi essa uma das vertentes que contribuiu para o derrube de BdC. Além disso existe o quarto poder (jornalismo), que não viu nem ouviu com bons olhos e ouvidos o então polémico presidente do centenário clube dos leões.

Quem quis foi testemunha de excessos dos que se dispuseram a montar cercos a Bruno de Carvalho. Verdade que ele se pôs a jeito com a sua frontalidade, não menos verdade foi que os resultados desportivos do Sporting foram um sucesso em várias modalidades nos cinco anos da presidência do acossado BdC.

Vários interesses pessoais e de grupo evidenciaram-se para derrubar o presidente leonino. Certamente que no futuro próximo teremos oportunidade de perceber exatamente isso. Depois, também a sinceridade e frontalidade de BdC, o seu espírito “guerreiro”, conduziu a pronunciar-se contra quase tudo e todos que o cercavam. Desses cercos também a comunicação social fez parte, o quarto poder. Se há coisa que certos jornalistas não toleram é apontarem os seus defeitos e falhas de profissionalismo, nem diretores, nem chefes de redação de jornais e outros órgãos do meio jornalístico. Muito menos os grupos donos da comunicação social. O quarto poder foi preponderante para desgastar e derrubar o presidente Bruno de Carvalho.

Outro qualquer, sem fibra, ter-se-ia demitido para não embarcar na “guerra” imbecil que lhe moveram, algumas vezes com golpes muito sujos. Mas esse não foi, nem é, o estilo de BdC, nem faz parte da sua personalidade. Foi corajoso, independentemente de ter perdido a “guerra” suja que lhe moveram e para onde ele se deixou arrastar de peito feito e a descoberto. Apesar disso tudo BdC caiu em pé e são outros os que agora se movimentam na lama dos bastidores em guerras sujas que provavelmente nem chegarão a ser perceptíveis à luz do dia.

Seguem-se dois títulos TSF sobre a destituição do presidente do Sporting Clube de Portugal. Vamos ver o que vem a seguir e até que grau de transparência se apresentarão os interesses esconsos dos que querem o Sporting para “mola real” de objetivos que serão alheios ao clube. Do modo como nestes últimos tempos contribuíram para arrastar o SCP na lama vê-se bem o que pretendem. E isso não vai ser bom futuro para o Sporting. (MM | PG)

Cartão vermelho. Bruno de Carvalho "expulso" com 71% dos votos

Os resultados finais foram conhecidos pouco depois da uma da manhã. Bruno de Carvalho não perdeu apenas uma batalha. Perdeu a guerra.

Foram 10 horas de uma das Assembleias Gerais mais concorridas de sempre no Sporting. Os sócios foram chamados a responder a uma pergunta simples: querem ou não destituir o presidente? A resposta foi categórica: mais de 71% dos votos foram pela destituição de Bruno de Carvalho. Pouco mais de 28% contra. A abstenção rondou os 0,5%.

No momento em que Jaime Marta Soares anunciou os resultados, Bruno de Carvalho estava na sala do Altice Arena. Os relatos que chegavam lá de dentro davam conta de que o ainda presidente do Sporting esteve várias horas sentado, sempre rodeado por um grupo de sócios.

Por volta da uma e vinte da manhã, Bruno de Carvalho abandonou o local da Assembleia Geral, num clima de alguma tensão e com um enorme aparato policial. O presidente destituído esteve sempre acompanhado por adeptos que, no caminho, foram insultando os jornalistas que estiveram a acompanhar os trabalhos.

Recorde-se que Bruno de Carvalho garantiu esta semana que, se perdesse esta Assembleia Geral, não regressaria ao Sporting e não voltaria a candidatar-se.

Anselmo Crespo | TSF

O amor acabou: "Hoje deixei de ser para sempre sócio e adepto deste Clube"

Numa mensagem deixada na rede social Facebook, Bruno de Carvalho diz sentir-se vitima de uma golpada e que não vai impugnar os resultados. Mas, adianta, Sporting nunca mais.

Bruno de Carvalho garante que, para ele, basta: acabou. Numa mensagem publicada no Facebook, o ex-presidente do Sporting escreve que já não sente amor pelo Sporting e deixa para sempre de ser sócio e adepto do clube porque se sente enganado, triste e desiludido.

Na mesma linha, anuncia que a carta de suspensão vitalícia de sócio vai seguir esta segunda-feira.

Neste adeus, assegura que não vai voltar às bancadas, não vai volta a vibrar com as vitórias, afinal "o sportingado era eu, pois era um sportinguista enganado", escreve.

Nesta publicação, Bruno de Carvalho escreve também que não há orgulho na obra feita, apesar de ter servido o Sporting o melhor que pode, sente que os cinco anos de dedicação foi tempo que lhe roubaram.

Afirma que não sente qualquer honra por ter estado numa instituição que o faz sair com o rótulo de criminoso e de mandante de ataques terroristas.

Aquele que passa à história como o primeiro presidente destituído do Sporting sublinha que o clube nunca deixou de ser um clube de viscondes, ilustres que considera inúteis mas que mandam realmente em Alvalade.

E avisa os associados: vão ser sempre fantoches dessa elite que defende apenas os próprios interesses.

Bruno de Carvalho deixa ainda palavras de agradecimento pelo carinho recebido e de desculpa aos sportinguistas por não ter tido mais força para expulsar quem não quer bem ao Clube.

Ana Cristina Henriques | TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana