São João no Porto, dizem que é a noite mais longa da região nortenha de Portugal. O JN documenta a folia com fotografias espetaculares (vai ter de ir ver). Trazemos aqui umas quantas só para estimular o apetite dos que se interessarem.
Tripeiros e não tripeiros, turistas nacionais e de outras nacionalidades invadem as ruas da cidade do Porto e rumam às margens do rio Douro para ver o fogo de artificio que habitualmente é monumental, como pode ver aqui.
Os bailaricos, a folia, os comes e bebes, nada é razão para temer a ressaca do outro dia. Por esta hora há muitos foliões que estão "doentes", fechados em casa, quietinhos, a consumir àgua com gás, goronsans, aspirinas e olhos de ver pouca claridade. Tadinhos, lá têm de pagar a fatura dos excessos. Mas lá por isso acham mesmo que valeu o "incómodo" da noite mais longa do Porto, os festejos de São João.
São dezenas ou centenas de milhares de pessoas pelas ruas, com os martelinhos a substituir os alhos-porros e a dar com eles nas carolas dos que lhes dá na gana. É tradição que evoluiu para o plástico, coisa macia a destoar do rijo granito da cidade e das gentes do norte de Portugal. Os "bira-bento" é que parecem ter metido folga, ausentando-se do colorido da noite do santo popular adotado na última cidade que o Douro visita na sua correria para a foz.
Adeus. Para o ano há mais, carago!
PG | Fotos em Jornal de Notícias, autoria de Maria
João Gala / Global Imagens
Sem comentários:
Enviar um comentário