sábado, 21 de julho de 2018

São Tomé | Jogos da CPLP: Chegou o dia


Finalmente chegou o dia! O dia em que a capacidade de São Tomé e Príncipe, em organizar um evento internacional desta envergadura, será posto a prova, com a realização dos XI Jogos Juvenis da CPLP, que pela primeira vez terá a sua sede na capital santomense.

Não foi fácil a luta até aqui, e nem será daqui para frente. O caminho vai ainda continuar a ser difícil. Contudo, o fim será prazeroso, defendeu o chefe da missão santomense, que acredita numa boa prestação nacional, não obstante dos contratempos que envolveram a nossa preparação.

STP chega a esta organização depois de duas tentativas falhadas, situação que coloca, não só a Comissão Organização, como também todo o país, na responsabilidade de zelar por bom desenrolar do evento, uma vez que no caso de insucesso, todos nós pagaremos um preço bem alto.

Perante este cenário, o jornal Tela Non exortar todos os santomenses (dentro e fora do país) a torcerem, cada um da sua forma, para o final feliz.

De recordar que, ao contrário dos que muitos estiveram a supor, os XI Jogos terão a sua abertura às 8h30, com provas de atletismo, no Estádio Nacional 12 de Julho.

Mas, o primeiro ponto alto do evento (cerimónia de abertura) será às 18h30, seguida do duelo de futebol entre São Tomé e Príncipe e Angola, na categoria de sub-16, onde os angolanos, falando à nossa redacção, mostraram bastante optimismo no fecho do confronto ao seu favor, que se vier a acontecer, deixará em maus lençóis às cores nacionais, que terá pela frente, no segundo desafio, a selecção portuguesa, que aparece como a principal favorita a ocupar o lugar mais cobiçado do pódio.

Mas quem pensou que somente os angolanos (que tiveram mais de três de preparação) teriam o direito de ser optimistas, errou completamente, porque os santomenses também estão a apostar forte neste confronto, que é visto pelo seleccionador nacional, Gustavo Clemente, como o mata-mata, onde espera que não venha a ser os seus miúdos a degustarem a parte amargar do bolo (derrota).

Outra selecção nacional que está apostar ficha alta nesta competição, é o voleibol de praia, que ao contrário das outras, foi a única selecção anfitriã que na sua preparação teve oportunidade de realizar amigável com a congénere angolana.

Quanto aos palcos dos jogos, de ressaltar que o futebol, atletismo e PPD serão disputados no Estádio Nacional 12 de Julho; basquetebol no Parque da Capital; voleibol de praia, na Ex.PM, actual praia da Ilha, perto do Museu Nacional; e taekwondo, no Liceu Manuela Margarido na cidade da Trindade, distrito de Mé-Zóchi.

Os jogos decorrem de 21 a 28 do mês corrente.

Henrie Martins | em Téla Nón

Sem comentários:

Mais lidas da semana