segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Dia 8 marcha-se para 'Parar o petróleo! Pelo clima, justiça e emprego'


A Marcha Mundial do Clima está marcada para Lisboa, Porto e Faro

Subordinada ao tema ‘Parar o petróleo! Pelo clima, justiça e emprego!’, a Marcha Mundial do Clima está marcada para o próximo dia 8 de setembro, pelas 17h00, em Lisboa, Porto e Faro. Mas não será apenas em território nacional que se caminhará em prol desta causa. Aliás, esta Marcha está associada à mobilização internacional ‘Rise for Climate’, que unirá milhões de pessoas em centenas de cidades por todo o mundo.

A ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável irá juntar a esta iniciativa, exigindo “uma transição justa e rápida para energias renováveis que vá ao encontro ou supere os compromissos governamentais de Portugal ser neutro em carbono até 2050 e que cumpra os compromissos a que se vinculou com o Acordo de Paris”.

Para lá disso, a ZERO exige que “não se criem novas infraestruturas de combustíveis fósseis em Portugal”, relembrando que “não faz sentido iniciar um ciclo de investimentos baseado numa economia do passado prejudicando o clima quando o país se comprometeu com o contrário”. Por isso, a Associação Sistema Terrestre Sustentável diz “não” aos projetos de petróleo frente a Aljezur, de gás em Aljubarrota e em outras zonas concessionadas ou passíveis de o ser, pode ler-se no comunicado enviado às redações.

O PAN também se junta a esta Marcha e está já confirmada a presença de Francisco Guerreiro, membro da Comissão Política Nacional e porta-voz do PAN, na de Lisboa, que tem início pelas 17h no Cais do Sodré.

No Porto inicia-se à mesma hora, na Praça da Liberdade, com a presença do deputado André Silva e de Bebiana Cunha, deputada municipal do PAN no Porto. No mesmo horário o PAN Algarve junta-se no Largo da Sé com a presença de Paulo Batista, deputado municipal do PAN em Faro.

Filipa Matias Pereira | Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana