domingo, 4 de novembro de 2018

São Tomé | Oposição quer contactos de imediato com Presidente da República para formar governo


São-Tomé, 02 Nov. (STP-Press) –  Os partidos da oposição são-tomense, designadamente,  o MLSTP-PSD e a Coligação PCD-MDFM-UDD manifestaram a disponibilidade “em iniciar de imediato contactos com o Presidente da República para encontrar solução governativa sustentável que ponha fim a crise institucional” no País, – anunciou quinta-feira o porta-voz Arlindo Carvalho.

Numa declaração conjunta da oposição lida por Arlindo Carvalho, os partidos da oposição acusam o Presidente da República de “fugir claramente as suas responsabilidade ao não cumprir as suas atribuições constitucionais demonstrando assim ser conivente com a intolerável situação de ingovernabilidade que vive o País”.

“ Vêm, assim os partidos da oposição uma vez mais manifestar sua disponibilidade em iniciar de imediato contactos com o Presidente da República para encontrar solução governativa sustentável que ponha fim a crise institucional criada pelo ADI”- Lê-se na declaração conjunta.

“ Não se vislumbra em parte alguma da constituição que a formação do governo esta condicionada a tomada de posse dos deputados ao parlamento, defende a oposição refutando a interpretação feita pelo Presidente da República na declaração quarta-feira a Nação.

Daí, exortam o Chefe de Estado são-tomense “a iniciar imediatamente contactos com partidos políticos para a formação do governo de acordo com os preceitos constitucionais de modo a por cobro ao vazio do poder e as consequências que possam advir do prolongamento dessa situação”.

A oposição diz ainda “lamentar o facto do Presidente da República no seu pronunciamento ter tentado branquear a responsabilidade do governo de Patrice Trovoada pela crise energética jamais vivida no País”.

O MLSTP-PSD e a Coligação dizem ainda que esperavam “ no mínimo, que o Presidente da República pudesse informar a Nação o paradeiro certo do primeiro-ministro que numa altura de manifesto desprezo e desrespeito pelo nosso povo abandona o País há mais de 20 dias sem dar qualquer explicação”.

“ O País está parado, as instituições adormecidas e os governantes ausentes” disse Arlindo Carvalho tendo acusado o partido ADI de querer retardar as conversações interpartidárias que visam encontrar solução governativa para o País.

De acordo com a declaração conjunta, o partido ADI teria endereçado um convite propondo um encontro para os dias 5 e 6 Novembro com a oposição, que por vez, fez uma outra proposta do encontro antecipando para 31 de Outubro, tendo Arlindo Carvalho sublinhado que “ estranhamente até este preciso momento que vos falo, o ADI não se dignou em responder a nossa proposta”.

De um lado a oposição reivindica o direito de assumir a governação do país por dispor de uma sustentabilidade parlamentar de 28 dos 55 deputados do parlamento na base de uma aliança entre os 23 mandatos do MLSTP-PSD e 5 mandatos da Coligação enquanto ADI já iniciou contactos para governar alegando ser um vencedor do escrutínio com uma maioria simples de 25 mandatos.

Ricardo Neto, jornalista da Agência de Noticias STP-Press

Sem comentários:

Mais lidas da semana