quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Irracionalidade humana na subversão de África!



NA MATRIZ CAPITALISTA, POTENCIA-SE EXPONENCIALMENTE A BARBÁRIE SUBVERTENDO-SE A GRAVITAÇÃO DO ESPAÇO CIVILIZACIONAL!...

…Deste modo, a IIIª Guerra Mundial que está em curso, embora não seja assim sentida pela maior parte da humanidade graças aos impactos das alienações e da guerra psicológica no âmbito do “soft power” das potências alinhadas pela hegemonia unipolar, poderá vir a ser incrementada, subindo a fasquia do caos, do terrorismo e da desagregação!...

Essa indução provocará ondas, disseminadas em “conflitos de baixa intensidade e geometria variável”, por isso mesmo desgastantes em relação ao tecido social dos espaços-alvo, tirando partido da volatilidade das fronteiras onde existem menos ocupação político-administrativa, como acontece por exemplo à volta do Lago Chade.

Os instrumentos como Boko Haram, revelam quem atiça as brasas dessa fogueira de tão difícil extinção e os sangrentos impactos que isso propicia sobre as sociedades-alvo.


África é um dos “tabuleiros” preferenciais, também por causa das suas vulnerabilidades herdadas desde suas culturas e subculturas que ainda nem sequer substituíram o músculo humano pela máquina e muito menos têm acesso às novas tecnologias, África tornada exangue desde a escravatura nomundo antigo, do tempo dos faraós, desde o tráfico negreiro, o colonialismo arquitectado a partir da Conferência de Berlim e o "apartheid" enquanto resíduo de fascismo e nazismo, a que se veio juntar o contemporâneo capitalismo neoliberal, que abre espaço ao domínio do capitalismo financeiro transnacional!...

Os Grandes Lagos, a bacia do Congo e a África Austral verão aumentar inexoravelmente as pressões migratórias, parte delas com vínculos a este tipo de alianças em formação, com tentáculos instrumentalizados e sempre em expansão!...

Hoje esta aliança pode estabelecer nexos tácitos com a NATO, pode até ser tacitamente servil ou vulnerável aos agentes e aos falcões de Israel, mas se ela alcançar seus objectivos e crescer, amanhã pode ser que a própria NATO passe a ser seu alvo, um garante para quem domina, para quem pretende sempre dividir para melhor reinar, para quem recorre à barbárie, para fazer prevalecer os seus interesses, suas conveniências e suas exclusivas opções!

Esta aliança acompanha a radicalização da "civilização judaico-cristã ocidental", conforme ocorre na Europa e na América Latina, com os casos exponenciais da Ucrânia produto da Praça Maidan e do Brasil "evangélico" que levou à eleição de Bolsonaro!...


Essa radicalização fundamentalista dum lado e do outro, com barricadas que advêm do passado de séculos, está aberta à manipulação da "guerra entre civilizações", havendo como sintoma os termos e os métodos da guerra psicológica que o poder da hegemonia unipolar leva a cabo, num momento em que é já visível a redução da sua capacidade geoestratégica no enorme continente euro-asiático!

O império da hegemonia unipolar manipula entre contrários por si próprio estimulados, a fim de manter as condições de domínio, não reconhecendo as perdas geoestratégicas provocadas pelas opções emergentes de multilateralismo activo e profícuo!

O petróleo enquanto “excremento do diabo” e não como um factor de equilíbrio que possa permitir bem-estar nos e entre os povos, está a ser utilizado como a arma principal dos desígnios do poder dominante ávido das prerrogativas da hegemonia unipolar.

O fundamentalismo dito “cristão” está a crescer ao mesmo tempo que o fundamentalismo sunita-wahabita, cuja expressão maior é já, à nascença, esta aliança!

A hegemonia unipolar lança mão dessa manipulação entre latentes e potenciais contraditórios radicalizados, a fim de estabelecer os parâmetros duma “guerra entre civilizações”, ou seja, a intensificação da IIIª Guerra Mundial já em curso desde o início da década de 90 do século XX…

Quanto mais rapidamente os povos, as nações e os estados vulneráveis reconhecerem a opressiva “ciência” da manipulação contraditória estimulada pelo império da hegemonia unipolar, mais eles ficarão capacitados e abertos a medidas inteligentes de consequente prevenção e segurança!

Se assim for, esses povos, essas nações, e esses estados começam efectivamente a estabelecer uma plataforma apta a uma cultura de inteligência patriótica, intimamente associada aos seus próprios interesses em prol dum desenvolvimento sustentável em benefício de suas presentes e futuras gerações!

Martinho Júnior | Luanda, 1 de Dezembro de 2018

Ilustrações:
Mapa dos estados membros da aliança sunita filtrada pela influência wahabita;
Proclamação da aliança;
Trump o aliado que prolonga o Tratado Quincy, enquanto houver petróleo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana